Por um sistema de
avaliação latino-americano

11/02/2015 - 16:10

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Mesa de abertura da 89ª Reunião da Udual

Mesa de abertura da 89ª Reunião da Udual

Representantes das instituições se apresentam

Representantes das instituições se apresentam

Tadeu Jorge: um modelo para a nossa realidade

Tadeu Jorge: um modelo para a nossa realidade

Escalante mostra as ações da Udual em 2014

Escalante mostra as ações da Udual em 2014

Reitores e representantes de instituições filiadas à União das Universidades da América Latina e do Caribe (Udual) estão na Unicamp para a 89ª Reunião Ordinária do Conselho Executivo da entidade, que foi aberta na manhã desta quarta-feira, na sala do Conselho Universitário (Consu). Atualmente presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, a Udual tem como objetivo integrar e promover a qualificação das instituições-membros. O tema principal da reunião ordinária é a implantação de um sistema de avaliação e acreditação das escolas de ensino superior latino-americanas e do Caribe, que começou a ser discutida durante evento anterior em Cuenca (Equador), no semestre passado. 

Ao abrir o evento, Tadeu Jorge deu as boas-vindas aos visitantes e lembrou que um grupo de experts já estava na Universidade desde o início da semana, elaborando a proposta que seria submetida ao Conselho Executivo neste evento. “Queremos construir um Espaço Latino-Americano de Ensino Superior, a exemplo do que ocorreu na Europa com o Processo de Bolonha, mas por meio de um modelo voltado às nossas realidades”, havia dito o reitor, quando recebeu os integrantes do grupo de trabalho na Casa do Professor Visitante. “A tendência é que iniciemos o processo aos poucos, com as universidades de maior nível de qualidade, e depois ampliemos para as demais instituições.” 

Roberto Escalante Semerena, secretário geral da Udual, fez uma apresentação das ações promovidas pela entidade em 2014, lembrando os temas acordados em reunião na Universidade do Panamá, que inaugurou as atividades do novo Conselho Executivo: internacionalização da educação superior; o uso das novas tecnologias de informação e comunicação; a avaliação, acreditação e segurança da qualidade da educação; o fortalecimento da relação universidade-sociedade; o incentivo a grupos de reflexão sobre ensino superior; e desenvolvimento, expansão e fortalecimento da Udual. “Passamos esses meses trabalhando e acredito que, no transcurso das horas que estaremos juntos, vamos chegar a um consenso para construir este nosso espaço.” 

A professora Teresa Atvars explicou aos presentes que a sua Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) tem o papel de coordenar os processos de avaliação institucional, bem como os processos individuais de servidores, pesquisadores e docentes, propondo ações relacionadas ao orçamento da Universidade. “Esta talvez seja uma das razões para o reitor ter me convidado, em nome da Unicamp, para discutir a construção de um modelo de avaliação e acreditação no âmbito da Udual. Passamos os dois dias trabalhando em uma proposta e a expectativa é de que esta comissão de dirigentes nos dê o balizamento para continuarmos neste projeto que, sem dúvida, será de grande relevância para a integração das nossas instituições.” 

Luís Augusto Cortez, vice-reitor executivo de Relações Internacionais, disse que a Unicamp tem intensificado a mobilidade de estudantes tanto de pós-graduação como de graduação. “Hoje, temos aqui perto de 900 alunos latino-americanos na pós-graduação. Quanto à graduação, em sua primeira gestão, de 2005 a 2009, o professor Tadeu Jorge tinha como meta alcançar 10% dos alunos indo para o exterior; conseguiu 11%. Depois, com a ajuda do governo federal, a mobilidade da graduação nas universidades brasileiras cresceu muito, e na Unicamp está em torno de 20%. Isso quer dizer que, atingidas as metas quantitativas, o importante agora é que esta mobilidade aconteça com qualidade. E esta ação da Udual é um passo importantíssimo nesse sentido.” 

Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa, lembrou que a Unicamp possui forte interação com várias universidades representadas na 89ª Reunião Ordinária da Udual, mas que a cooperação ainda se dá de forma pontual, envolvendo grupos de alunos ou grupos de pesquisa. “Acho que é uma oportunidade muito importante em termos de uma interação mais institucionalizada para o desenvolvimento da pesquisa, e a Unicamp se coloca à disposição para que ela se dê de forma bastante intensa.”

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Comentários

Iniciar as discussões acerca de um sistema de avaliação para AL já é um avanço. Creio que, se configurado adequadamente, todos sairemos ganhando e nossos sistemas de ensino superior serão ainda mais fortalecidos.
O que se deu na Europa, por meio do processo de Bolonha pode servir de exemplo, mas precisamos de um modelo que reflita nossas necessidades, sem perder de vista a dimensão global.

Email: 
nelyvaranda@gmail.com