Um sistema de ensino para a AL

09/02/2015 - 14:29

Especialistas de instituições filiadas à União das Universidades da América Latina e do Caribe (Udual) reuniram-se nesta segunda-feira (9) na Unicamp para discutir critérios e indicadores para a implantação de um sistema de avaliação e acreditação das escolas de educação superior das duas regiões. O objetivo da Udual, cuja presidência é exercida pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, é promover a integração das universidades latino-americanas. “Queremos construir um Espaço Latino-Americano de Ensino Superior, a exemplo do que ocorreu na Europa com o Processo de Bolonha, mas por meio de um modelo voltado às nossas realidades”, afirmou Tadeu Jorge.

O encontro, o segundo do gênero [o primeiro aconteceu em Cuenca, no Equador, no segundo semestre de 2014], ocorreu na Casa do Professor Visitante. Estiveram presentes representantes de 25 universidades latino-americanas e caribenhas. Segundo o reitor da Unicamp e presidente da Udual, a construção de um Espaço Latino-Americano de Ensino Superior não é uma tarefa trivial. “Trata-se de um processo que leva alguns anos para ser desenhado e que depende de muita reflexão e discussão”, considerou.

Conforme Tadeu Jorge, as diferenças entre as universidades latino-americanas são mais evidentes que entre as europeias. “Por isso é fundamental que estabeleçamos um sistema de avaliação e acreditação consensual e eficaz. A tendência é que iniciemos o processo aos poucos, com as universidades de maior nível de qualidade, e depois ampliemos para as demais instituições”, adiantou.

Também presente à abertura da reunião, o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, classificou os temas da reunião como fundamentais para o futuro das universidades da América Latina e Caribe. “Existem indicadores e critérios de avaliação e acreditação, mas eles são voltados à realidade das instituições do Hemisfério Norte. Nós precisamos definir um sistema adequado às nossas necessidades”, defendeu.

Roberto Escalante Semerena, secretário geral da Udual, considerou a reunião uma ocasião “magnífica” para a definição de critérios de avaliação e acreditação das universidades latino-americanas. “É um trabalho inédito e muito valioso, por meio do qual poderemos conectar as distintas comunidades universitárias das duas regiões”, afirmou.

Segundo ele, a maior dificuldade a ser enfrentada nesta etapa de construção de um Espaço Latino-Americano de Ensino Superior é garantir a participação do maior número possível de instituições nessa instância. “As questões técnicas e as diferenças de opiniões podem ser superadas. Penso que o nosso principal desafio será promover a inclusão”, considerou.

A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Teresa Atvars, destacou que a integração das universidades da América Latina e Caribe contribuirá para intensificar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições, fomentando dessa maneira a formação de recursos humanos qualificados e a geração de conhecimento novo no âmbito das duas regiões. As reuniões da Udual, que tratarão também de outros temas, prosseguirão até a quinta-feira, 12.

A Udual é um organismo internacional criado com o intuito de promover a qualificação das universidades associadas. Seu foco está em fomentar as relações entre as instituições da América Latina e Caribe e destas com outras instituições e organismos culturais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Também tem como compromisso a defesa da liberdade acadêmica e de pesquisa e da autonomia de seus filiados.

Comentários

Que iniciativa rica e valiosa! Parabéns a todos os envolvidos!

Email: 
elietemariasilva22@gmail.com