UniversIDADE
vai até 24

06/02/2015 - 10:50

Alice Helena e Isabel coordenam o programa

Adultos com mais de 50 anos. Essa é uma das condições para participar do programa UniversIDADE da Unicamp, criado oficialmente em 2014. Outra condição é que a frequência nas atividades, sobretudo oficinas e palestras, seja maior do que 75% das aulas oferecidas. As inscrições para os interessados começam no dia 19 deste mês (quando será fechado o cronograma de atividades) e vão até o dia 24 de fevereiro. Serão realizadas através do site do programa e quem, não tiver acesso à internet, deverá se apresentar pessoalmente na Agência para a Formação Profissional da Universidade (AFPU), no prédio 6 da Reitoria, das 9 às 12h30. Os candidatos deverão vir munidos de uma foto 3x4 com fundo branco, CPF, RG e comprovante de residência.

O calendário do programa está repleto de novidades. Nesta sexta-feira (6) encerram as inscrições daqueles que pretendem oferecer oficinas para a primeira turma, que acontece de 9 de março a 3 de julho próximos, das 8h30 às 17 horas. São convidados para exercer essa atividade ex-professores e ex-funcionários da Unicamp. A ideia é ministrarem palestras e oficinas de artesanato, cinema, contação de histórias, alongamentos, vôlei adaptado, hidroginástica, dança, aconselhamentos, orientações nutricionais, prevenção às doenças, atividades para o consumo consciente de água, inclusão digital, direitos humanos, cidadania, entre outras.

De acordo com Alice Helena De Danielli, coordenadora-executiva do UniversIDADE, a recepção aos alunos aprovados para participarem do primeiro módulo ocorrerá no dia 9 de março, às 8h30, no Espaço Cultural Casa do Lago na Unicamp. Após a solenidade de abertura, haverá o circuito UniversIDADE, em parceria com o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). Neste caso, haverá uma avaliação física dos aprovados. A finalidade será elaborar um prontuário para acompanhamento dos seus processos durante a permanência no programa. Nesse dia, à tarde, será feito o acolhimento a esses alunos e aos calouros ingressantes na graduação pelo grupo Trote da Cidadania da instituição.

Parcerias
No momento, o programa UniversIDADE busca formar parcerias com as unidades, para envolvimento de todos. “Felizmente todas elas têm sido muito receptivas a essa proposta. Além do mais, o programa está prospectando empresas parceiras que apóiem projetos sociais e que queiram colaborar conosco", comenta Alice Helena. "No futuro, essa ação poderá ser levada também a outros campi”, planeja.

O objetivo do UniversIDADE é fazer um trabalho de prevenção em saúde e qualidade de vida, uma vez que o país está envelhecendo mais, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Também esse é um retorno que a Unicamp dá à sociedade. O nosso papel é contribuir com ela fornecendo meios de interação e inserção na Academia”, afirma a coordenadora-executiva.

Entre as conquistas mais recentes do programa, está a criação do site com todas as informações sobre o seu andamento. Outra é que está sendo estudada a construção de um centro de vivência. A Unicamp já disponibilizou a planta e o projeto. Falta o apoio para que a trabalho seja viabilizado. Também o programa acaba de receber uma doação de 20 bicicletas, provenientes do programa Mobic, e a tenda 2, para algumas atividades do grupo.

Segundo Isabel Cristina Araújo Floriano, coordenadora-associada do UniversIDADE, algumas instituições de ensino superior possuem um programa que também contempla os idosos. “Mas o nosso diferencial está na gratuidade da iniciativa e no oferecimento dos próprios profissionais para tocarem essa ação institucional”, conta Isabel. "Essa será a nossa importante contribuição para Campinas e região”, acrescenta Alice Helena, idealizadora do programa.