Programa Acolhimento de Novos
Docentes tem a sua segunda etapa

05/02/2015 - 15:13

Sérgio Leite e Luís Magna: acolhendo os ingressantes

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), através do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², promove a segunda etapa do programa Acolhimento de Novos Docentes, nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro, no Hotel Solar das Andorinhas. Cerca de 60 docentes contratados a partir de 1º de julho de 2014 estarão imersos em intensa programação com atividades nos períodos da manhã e da tarde, recebendo e discutindo todas as informações pertinentes relativas à Unicamp. “Este programa não é obrigatório quanto à presença, mas entendemos que é obrigatório para a inserção dos novos docentes nas atividades da Universidade”, afirma o professor Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação. 

Magna, que abrirá o evento com uma apresentação da estrutura geral da Unicamp e da organização da PRG, explica que os ingressantes também saberão como funcionam o (EA)² e demais órgãos ligados ao dia a dia do trabalho docente, como Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Diretoria Acadêmica (DAC), Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e Sistema de Avaliação e Premiação por Resultados (Sapre). 

Segundo o pró-reitor de Graduação, durante os três dias em espaço fora do campus, os novos contratados também ouvirão palestras e participarão de grupos de discussão sobre temas de natureza didático-pedagógica. “O (EA)², que congrega as atividades da PRG voltadas ao ensino, dará o direcionamento conceitual e operacional do evento, que vai prosseguir ao longo do semestre para trabalharmos as práticas de ensino mais atuais, vigentes em grandes universidades nas quais nos espelhamos e com as quais interagimos. Estamos dando ao ensino o mesmo cuidado reservado aos nossos dois outros pilares, a pesquisa e a extensão, o que nos como coloca como uma universidade de ponta.” 

Sérgio Leite, professor da Faculdade de Educação (FE) e coordenador do (EA)², observa que este órgão foi criado em 2012, quando deveria ter surgido há mais de 40 anos, junto com a Unicamp, visto que a proposta é encaminhar políticas que visem melhorar as condições de ensino da graduação. “As ações que estamos promovendo refletem uma crescente conscientização da comunidade acadêmica sobre a questão da qualidade de ensino. Para construir uma universidade de ponta, não basta apenas a pesquisa de ponta, é preciso ter também um ensino de ponta. Estamos investindo nisso, lembrando que uma das grandes tarefas da Unicamp é a formação de profissionais para o mercado.” 

Para o coordenador do (EA)², tal meta deve fazer parte de uma política da instituição, sem depender somente de iniciativas pessoais isoladas. “O programa Acolhimento de Novos Docentes vem nesta linha de criar uma política institucional. O que pretendemos, modestamente, é oferecer aos ingressantes um ambiente em que já se discute a questão da qualidade de ensino. A programação do evento foi pensada em cima de três questões-chaves: o que o professor iniciante precisa saber sobre a Universidade, o que precisa saber sobre o aluno e o que precisa saber sobre práticas pedagógicas. Durante o semestre teremos encontros, provavelmente quinzenais, para discutir todas as etapas do planejamento de um curso, a fim de que as decisões não sejam tomadas casualmente. Temos uma ampla pesquisa na área e é a primeira vez que vejo esta aproximação da Faculdade de Educação com o restante da Universidade em torno da questão do ensino.”