Cursinho apoiado pela Unicamp
aprova 83% dos seus alunos

29/01/2015 - 14:06

Apoiado pela Unicamp, o cursinho pré-vestibulinho do Cescon (Centro Estudantil e Social de Convivência), instalado no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, obteve uma média de 83% de aprovação dos seus alunos entre os melhores colégios de Campinas e região, como o Cotuca (Colégio Técnico de Campinas), Cotil (Colégio Técnico de Limeira), Etecap (Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado) e ETEC (Escola Técnica Estadual) Bento Quirino. 
Alguns dos alunos aprovados nos vestibulinhos

Todos os professores do cursinho são alunos da Unicamp, bolsistas do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). A Universidade também fornece apoio administrativo e de infraestrutura por meio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). O cursinho é voltado exclusivamente a estudantes de escola pública. As seleções dos estudantes são feitas com base nas melhores notas do histórico escolar. 
O pró-reitor João Frederico da Costa Azevedo MeyerOs agentes mais importantes para o resultado positivo são os bolsistas do SAE, avalia o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, João Frederico da Costa Azevedo Meyer. “E veja: o SAE é um órgão da Pró-Reitoria de Graduação. Isso prova que todos podem fazer extensão na Universidade. Este projeto é resultado deste esforço. Foram 33 alunos aprovados, o que dá um índice de aprovação maior do que muitos cursinhos privados. É um projeto dedicado à sociedade”, ressaltou.
Kawan Aguiar: 'cursinho foi fundamental'
Além da Unicamp, o cursinho conta com a parceria de um grupo de voluntários e outras instituições, como o próprio Cescon, o movimento Sonha Barão, a Igreja Presbiteriana e a Prefeitura de Campinas. Há também o apoio do cursinho particular de Campinas Precoltec, que cede gratuitamente o material didático.

Do total de 40 alunos que fizeram o cursinho durante o ano de 2014, 33 foram aprovados. Muitos deles, como Kawan Aguiar, em mais de um colégio técnico. “O cursinho foi fundamental, ajudou não só a passar nos vestibulinhos, mas na escolha do meu curso. Somente com o aprendizado que eu obtive no ensino fundamental não dava para ter passado nas seleções”, reconhece o jovem que optará pelo curso técnico de Mecatrônica no Cotuca. Kawan Aguiar passou também no Cotil e Etecap. 
O coordenador do SAE, professor José Ricardo Figueiredo“Este tipo de atividade feita pelos bolsistas do SAE, além da importância para eles do ponto de vista didático, tem uma importância social indiscutível. Projetos assim mudam a vida destes jovens”, considera o coordenador do SAE, o professor José Ricardo Figueiredo.

Assim como Kawan, a jovem Heloisa Cassani, de 14 anos, também fará Mecatrônica no Cotuca. “Sempre gostei dessa área de tecnologia, a expectativa é a melhor possível. As matérias que achei mais legal no cursinho são matemática e física. Além disso, tenho tios que fizeram Mecatrônica”, justifica. As aulas do Cursinho do Cescon acontecem na sede da entidade, na Rua Francisco Andréo Aledo, 158, no distrito de Barão Geraldo. Informações no telefone: 19-3289-3239. 
Heloisa Cassani fará Mecatrônica no Cotuca