IC prepara
estudantes para
competição
mundial de
programação

26/01/2015 - 15:47

O Instituto de Computação (IC) da Unicamp abriu na manhã desta segunda-feira (26) a Escola de Verão da Maratona de Programação, que visa treinar estudantes brasileiros e latino-americanos para a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), uma das competições de programação entre universidades mais importantes do mundo. O evento, que reúne 31 times e mais de 90 participantes, vai até o dia 7 de fevereiro (consulte a programação). 
Rodolfo de Azevedo, do IC
Conforme o professor do IC Rodolfo Jardim de Azevedo, que coordena a Escola na Unicamp, deste total de participantes, seis são finalistas do ICPC, sendo três brasileiros. “O Brasil este ano manda cinco competidores para a final do ICPC. Temos uma boa participação de finalistas mundiais e esperamos melhorar cada vez mais os resultados para este importante evento mundial”, ambiciona. A edição 2015 do ICPC acontece entre os dias 16 e 21 de maio em Marrocos, na África.
Mais de 90 participantes, entre brasileiros e latino-americanos
O docente da Unicamp informa ainda que a Escola de Verão conta com atividades teóricas e práticas. As atividades práticas simulam competições, tanto individuais quanto em equipe. Estas simulações são seguidas por discussões sobre os problemas propostos, estratégias de resolução e também conceitos básicos para a resolução de problemas.  “Já tivemos edições deste evento na Unicamp desde 2012. Este ano há um recorde de participantes. Fazemos treinos todos os dias no formato de competição. E temos aulas teóricas pela manhã, que serve de base para a competição da tarde”, detalha Rodolfo de Azevedo. 

Ele acrescenta que o polonês Tomasz Idziaszek, um dos organizadores da maratona na Polônia, coordena as atividades entre 26 e 31 de janeiro. De 2 a 7 de fevereiro a coordenação fica por conta do russo Egor Kulikov. A Escola de Verão da Maratona de Programação é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação e organizada pela Unicamp.  O ICPC é organizado pela Association for Computing Machinery (ACM).
O polonês Tomasz Idziaszek