Redecomep será inaugurada
segunda-feira na Unicamp

21/01/2015 - 07:52

Na segunda-feira, dia 26, será inaugurada a Rede Metropolitana de Campinas, uma realização da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio da Agência Brasileira de Inovação Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A cerimônia será realizada às 14 horas, na sala do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, em Campinas.

Estarão presentes o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, pró-reitores; autoridades do Exército Brasileiro e do Poder Executivo Municipal, e diretores da RNP e de instituições, órgãos e institutos que compõem a rede tais como a Pontifícia Universidade Católica Campinas (PUCC), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a Embrapa Informática Agropecuária (CNPTIA), a Embrapa Monitoramento por satélite (CNPM), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a  Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECx), a empresa Informática de Municípios Associados S/A (IMA),  além da própria RNP e da Unicamp.

De acordo com o coordenador-geral da Unicamp, “com a inauguração da Redecomep, a região metropolitana de Campinas dá um passo de grande importância no fomento às atividades de colaboração entre as diversas universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica aqui instaladas com suas congêneres no Brasil e no mundo. Nossa região metropolitana possui uma das maiores concentrações de instituições voltadas ao desenvolvimento científico e também à inovação tecnológica do Brasil. Portanto, esta iniciativa do MCTI e do MEC, coordenada pela RNP e contando com o apoio da Finep, é de grande importância ao prover os meios para ampliar a geração de conhecimento novo do mais alto nível, assim como a sua difusão mundial de forma ágil e eficiente”. Crosta diz ainda que “a Unicamp tem enorme satisfação em contribuir para a viabilização deste projeto, que certamente servirá de modelo para a implantação futura de iniciativas similares em outras regiões do país, e agradece à RNP e demais instituições participantes pela oportunidade desta parceria”.

Para a implantação da Rede Metropolitana de Campinas (Redecomep Campinas) foram investidos R$ 1.600.000,00 em 80 km de rede óptica, interligando instituições de pesquisa e educação no município de Campinas. O projeto, em parceria firmada com a Prefeitura e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), contribuirá para a ampliação das áreas de excelência, produção e difusão de conhecimento das instituições participantes.

A Unicamp teve um papel fundamental para a viabilização do projeto, por meio da articulação com a RNP e demais organizações da região. Atualmente é a instituição responsável por toda a administração da rede metropolitana.

A nova rede faz parte da fase 2 de expansão do programa Redecomep, que visa à criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades do interior do país, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações.

A rede metropolitana constitui um patrimônio de alto valor, fruto da aplicação de recursos públicos para apoio ao desenvolvimento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Insere o país no cenário mundial de experimentação de redes ópticas de alto desempenho, oferecendo condições de igualdade aos pesquisadores brasileiros em projetos colaborativos internacionais.

A Redecomep
A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), coordenada pela RNP, com o apoio da Agência Brasileira de Inovação Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país com alta densidade de instituições de ensino e pesquisa. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes para autossustentação.

A grande vantagem da Redecomep é a possiblidade de utilização de serviços avançados de comunicação e colaboração com custos reduzidos. As redes já implantadas possuem mais de 400 instituições consorciadas e mais de 60 organizações parceiras. A cobertura total do conjunto das redes já ultrapassou a marca de 2 mil km. Atualmente, estão implantadas 41 redes ópticas – grande parte em operação integral, incluindo 24 redes nas capitais e 17 redes em outras regiões metropolitanas em seis estados. Todas com conexões de pelo menos 1 Gb/s entre seus participantes.

Sobre a RNP
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.