Flávio Ribeiro de Oliveira assume direção
do Instituto de Estudos da Linguagem

20/01/2015 - 15:33

/
Tadeu Jorge empossa o novo diretor

Tadeu Jorge empossa o novo diretor

Flávio Ribeiro assume o IEL

Flávio Ribeiro assume o IEL

Matilde Scaramucci se despede

Matilde Scaramucci se despede

O reitor José Tadeu Jorge

O reitor José Tadeu Jorge

Mesa com as autoridades

Mesa com as autoridades

Comunidade acompanha cerimônia

Comunidade acompanha cerimônia

O docente Flávio Ribeiro de Oliveira tomou posse nesta terça-feira (20) como diretor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) durante cerimônia presidida pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. O filósofo com mestrado e doutorado em letras clássicas substitui a professora Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci para o quadriênio 2015-2019. Flávio Ribeiro de Oliveira terá ao seu lado, como diretor-associado, o professor Jefferson Cano. O evento, acompanhado pelo coordenador-geral, Alvaro Penteado Crósta, pró-reitores, membros da administração central, docentes, alunos, funcionários e familiares, ocorreu no auditório do IEL. Vídeo

“Serão quatro anos difíceis por conta da economia do país que está estagnada. Com isso a arrecadação do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] cai e a Universidade consequentemente terá menos recursos para investir em seus projetos. Portanto teremos quatro anos de austeridade e de busca de soluções criativas que nos tornem menos dependentes de oscilações da economia”, situou o novo diretor do IEL.

De acordo com ele, que ocupava o cargo de diretor-associado na gestão da professora Matilde Scaramucci, será preciso garantir a excelência acadêmica que o IEL conquistou ao longo de sua história. “É um momento também de investir em valores humanísticos para a formação de nossos estudantes face esta crise de valores que assola a sociedade”, acrescentou. 

Ao falar sobre o período em que esteve à frente da diretoria do IEL, Matilde Scaramucci afirmou que a prioridade de sua gestão foi oferecer melhores condições para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e a extensão. Ela destacou ainda a criação de uma segunda licenciatura para o curso de Letras. “Esta licenciatura procurou se valer da tradição da área de português para estrangeiros. É a terceira desta natureza no Brasil e vai suprir uma lacuna importante no país e também no exterior relativa a formação de professor de português em língua estrangeira. Pode ser vista ainda como estratégica para que a Unicamp possa ter um projeto de internacionalização de destaque”, ressaltou. 

“Na minha posse iniciei minha fala manifestando alegria ao assumir a direção do Instituto de Estudos da Linguagem. Alegria face aos novos desafios e pela possibilidade de oferecer uma contribuição significativa para este Instituto onde construí praticamente toda minha carreira acadêmica. Hoje me despeço como diretora também com alegria, mas desta vez, com a alegria do dever cumprido, do encerramento de mais um ciclo de aprendizagem e, como não poderia ser, alegria diante dos novos desafios e das novas perspectivas.”

O reitor José Tadeu Jorge agradeceu a professora Matilde Scaramucci “pela completa realização dos compromissos assumidos durante a sua gestão. Quero cumprimentá-la pelas inúmeras contribuições à gestão institucional da Universidade durante o seu mandato. Gostaria de ressaltar que os novos diretores, professor Flávio e Jerveson, terão na Reitoria todo o suporte para que cumpram os compromissos assumidos junto à comunidade do IEL. A Reitoria desta Universidade tem total convicção que a trajetória de qualificação do IEL é extremamente relevante para a trajetória de qualificação da Unicamp.”

Comentários

Parabéns ao Professor Flávio,
Um dos mais ilustres professores dessa grande universidade, grande erudito e cultor da língua e cultura grega.

Email: 
maurizius@terra.com.br