Codificação e teoria da informação
são temas de evento na Unicamp

19/01/2015 - 11:26

Durante duas semanas, estudantes 70 universidades de 25 países estarão reunidos na Unicamp para participar da SP Coding School, evento sobre codificação e teoria da informação, cuja abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (19) no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). O evento, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é composto por minicursos e palestras ministrados por pesquisadores líderes nas áreas, originários de países como Brasil, Estados Unidos, França, Suíça, Israel, Portugal e Hong Kong.

De acordo com o professor Marcelo Firer, organizador da SP Coding School, o evento contará com 17 minicursos. Na primeira semana, serão trabalhados conteúdos introdutórios, destinados a alunos com conhecimento matemático consistente, mas que não estão necessariamente familiarizados com os temas da codificação e da teoria da informação. “Na segunda semana, os cursos serão avançados e serão ministrados por alguns dos maiores especialistas do mundo nesses temas”, adianta o docente da Unicamp.

Firer destacou que a SP Coding School cria um ambiente muito positivo, que reúne as atuais e as futuras lideranças em pesquisa nas áreas tratadas. “Uma escola avançada como esta só se justifica quando promove a integração entre professores e alunos de elevada qualidade. Nossa expectativa é de que as atividades sejam muito produtivas e que provoquem importantes reflexões”, pontuou o docente. Além dos minicursos e palestras, os participantes participarão em equipes da solução de problemas de pesquisa que serão apresentadas com antecedência.

A programação completa da SP Coding School pode ser conferida na página eletrônica do evento, neste endereço.