Nota máxima em índice do MEC

19/12/2014 - 11:49

O reitor José Tadeu Jorge comenta o resultado

A Unicamp segue com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador divulgado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e usado pelo governo federal para acompanhar a evolução da qualidade do ensino superior no país. Os mecanismos de avaliação consolidados no IGC tratam tanto da qualidade da graduação quanto da pós-graduação, e produzem uma nota que vai de 1 a 5. A Unicamp manteve a nota 5 no IGC de 2013, divulgado nesta semana.

A Unicamp, vinculada ao governo do Estado de São Paulo, não é obrigada a se submeter à avaliação federal, mas vem participando de forma voluntária do sistema nacional de avaliação desde 2010. O reitor da Universidade, professor José Tadeu Jorge, disse que o resultado do IGC é importante para a Unicamp "É um reconhecimento de algo que, de certa forma, a gente já sabe: a qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação. A Unicamp já tem esse reconhecimento por parte dos alunos. A nossa demanda no vestibular é uma das maiores por vaga do país, e isso mostra como os alunos nos veem. Eles percebem que a universidade é uma universidade de boa qualidade. O IGC vem comprovar isso".

Além do IGC, o MEC divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) das faculdades de Medicina, também referente ao ano de 2013. Esse conceito leva em conta, entre outros critérios, a nota dos alunos obtida no Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Nenhum curso de Medicina obteve a nota máxima possível, 5, no CPC, mas a Unicamp conseguiu o maior conceito conferido pelo MEC, a nota 4. No Enade, que avalia os conhecimentos dos estudantes egressos do curso, a Unicamp obteve o conceito máximo, 5.

"Essa boa avaliação também traz uma grande responsabilidade, a de não perdermos posição nas avaliações futuras", completou o reitor. "Quando se está no topo, o único lugar possível de mudança é para baixo. Mas isso não deve acontecer. Todas as ações vêm sendo feitas em termos de garantir a qualificação da infraestrutura e do funcionamento da universidade, e continuamos tendo condições de atrair os melhores professores, somos competitivos para atrair os melhores funcionários e, por meio de nosso vestibular, temos aqui os melhores estudantes".

Leia também: Medicina e Fonoaudiologia estão entre as primeiras do pais, de acordo com avaliação do MEC