Unicamp vai apoiar MP paulista

19/12/2014 - 15:48

Marcelo Goulart, José Tadeu Jorge e Alvaro Crósta, durante a cerimônia de assinatura

A Unicamp e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), também conhecido como Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, firmaram um acordo de cooperação nesta sexta-feira, 19, para permitir que a universidade colabore na formação e capacitação dos agentes do MP paulista. “Não basta mais ao promotor o conhecimento apenas jurídico”, disse, na cerimônia de assinatura, o diretor do CEAF, Marcelo Goulart. “Esse conhecimento é necessário, mas insuficiente. O promotor precisa ter uma formação cada vez mais ampla, para lidar com questões que envolvem, por exemplo, saúde, educação, meio-ambiente."

O reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, disse, antes da cerimônia, que “é um enorme prazer colaborar com o Ministério Público”. “A Unicamp é uma instituição pública, colaboramos na formação de políticas públicas, e é nosso papel ajudar os agentes públicos a estar bem qualificados."

Goulart acrescentou que o convênio dará ao Ministério Público “acesso a conhecimentos úteis de fora da esfera jurídica, que vão garantir um salto de qualidade no trabalho do promotor”. “Para nós, a relação com a Unicamp, uma universidade amplamente reconhecida, dentro e fora do Brasil, é muito importante."

Além do reitor, participaram do ato de assinatura do convênio o coordenador-geral, professor Alvaro Crósta; a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Teresa Atvars; a pró-reitora de Pesquisa, Glaucia Pastore; o chefe de gabinete adjunto, Osvaldir Taranto; e o vice-reitor de Relações Institucionais e Internacionais, professor Luís Augusto Barbosa Cortez. Pelo CEAF, estiveram presentes, além de Goulart, o promotor de Justiça Paulo Henrique de Oliveira Arantes e o assessor técnico José Roberto Porto de Andrade Júnior.