Educadora da FCM recebe Jabuti e assume direção de Museu na Unicamp

O livro "Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e educação de surdos" organizado por Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos e publicado pela editora UFSCAR foi o vencedor do Jabuti 2014 na categoria educação. Um dos capítulos do livro -"Dicionários e manuais de língua de sinais: análise crítica das imagens" - foi escrito pela professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Lucia Helena Reily em colaboração com Cássia Geciauskas Sofiato, professora da Faculdade de Educação da USP. Reily também foi convidada para ser diretora associada do Museu de Artes Visuais da Unicamp.

O texto teve origem na dissertação de mestrado de Cássia, defendida na FCM. Para realizar a análise, diversos manuais e dicionários que são frequentemente utilizados no Estado de São Paulo foram estudamos. As pesquisadoras consideram também o primeiro dicionário brasileiro produzido em 1875, com desenhos de um surdo, Flausino da Gama.

“O aspecto inovador da nossa pesquisa é a discussão sobre as dificuldades de leitura dos desenhos dos sinais, e os problemas de interpretação que acontecem quando as pessoas tentam aprendê-los sem a mediação de uma pessoa fluente em Libras. Isso porque os desenhos não permitem representar o movimento das mãos, sua tridimensionalidade e a expressão facial necessária para compreender os sentidos dos sinais”, explicou Lucia.

A professora da FCM foi convidada também, recentemente, para ser diretora associada do Museu de Artes Visuais da Unicamp, criado em 2012. (https://www.mav.unicamp.br/)

O prédio está em construção e o acervo de aproximadamente mil obras está, atualmente, guardada em uma sala da Biblioteca Central. A primeira diretora foi a professora Maria de Fátima Morethy Couto e a diretora associada foi  a professora Ana Angélica Albano.

“Eu fazia parte da comissão executiva, juntamente com diversos outros professores.  Quando Maria de Fátima viajou para Londres, em setembro, para realizar uma pesquisa de pós-doutoramento, o reitor José Tadeu Jorge convidou Ana Angélica Albano para assumir o cargo de direção. A indicação do meu nome me deixou muito honrada”, explicou Lucia que é bacharel em Artes e tem licenciatura em Artes Plásticas.

O trabalho no Museu de Artes Visuais da Unicamp envolve ações de cuidado com o acervo, encaminhamento das obras para higienização e restauro, patrimoniamento de trabalhos que estão sem registro, acompanhamento da construção, bem como o desenvolvimento de propostas de exposições pequenas de obras do acervo, incluindo encontros mensais chamados de "Conversas com o Acervo" e seminários relacionados a educação estética e outros temas. “Os primeiros encontros acontecerão durante o primeiro semestre de 2015 na Galeria de Arte da Unicamp. O prédio do museu está previsto para ser finalizado em junho; portanto, há muitos preparativos para as ações que devem acontecer no próximo ano”, revelou.

Lucia Helena Reily graduou-se com em artes pela Indiana University, com revalidação em educação artística em artes plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui mestrado e doutorado em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela USP. Atualmente, é docente associada da Unicamp. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação especial e ensino da arte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, estudos da deficiência, arte e deficiência, formação de professores e artes visuais.