Livro sobre cultura audiovisual, já disponível
para download gratuito, no site do IA

01/12/2014 - 16:33

Lançado nesta semana em formato de e-book, o livro “Cultura audiovisual: transformações estéticas, autorais e representacionais em multimeios” encontra-se disponível para download gratuito, no site do Instituto de Artes (IA) da Unicamp .

A publicação traz 28 capítulos de diversos pesquisadores da área de Audiovisual (cinema, documentário, fotografia, multimeios etc.) do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp e também de autores convidados das seguintes universidades: USP, Unesp, UFPB, Unir e UFSCar.

O livro está organizado em três seções. A primeira, “Identidade, cultura e representação no audiovisual”, traz um panorama de investigações – em obras de formatos e gêneros diversificados – de questões socioeconômicas, religiosas, nacionais, histórico-biográficas e genérico-sexuais.

Denominada “Tradição e transformação no cinema documentário”, a segunda parte do livro reúne textos que se dedicam ao estudo de instâncias realizadoras – individuais ou coletivas –, o impacto da técnica sobre a produção documental, a influência de vertentes específicas do gênero ou de condições sócio-políticas.

A terceira e última seção, “Abordagens estéticas, autorais e críticas na contemporaneidade”, engloba trabalhos acerca da crítica jornalística de filmes, construção autoral da ficção, gêneros cinematográficos e o caráter performático/performativo do audiovisual. A apresentação do livro detalha cada um dos trabalhos dos autores.

Os autores/organizadores - Juliano José de Araújo realiza doutorado em Multimeios pela Unicamp pesquisando produção audiovisual indígena. Carla Conceição da Silva Paiva concluiu recentemente seu doutorado em Multimeios pela Unicamp com tese sobre a representação das mulheres no cinema brasileiro da década de 1980. Rodrigo Ribeiro Barreto fez seu pós-doutorado em Multimeios com pesquisa acerca da representação masculina em videoclipes.