Com homenagem a autores, Comvest lança
livro com as melhores redações do vestibular

05/12/2014 - 15:32

Tadeu Jorge e o estudante Vinicius

Luís Magna e o estudante João Victor

Os estudantes com redações selecionadas

Evento na sala do Consu

Mesa com autoridades

O Vestibular Unicamp 2014 contou com um número aproximado de 142 mil textos produzidos por mais de 70 mil candidatos. Vinte destas produções foram selecionadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) para compor a mais recente edição do livro de redações da universidade, publicado em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Editora Unicamp: Vestibular Unicamp – Redações 2014.

Na cerimônia que aconteceu na sala de Conselho Universitário (Consu), nesta sexta-feira (05), os autores foram convidados a receber um diploma de honra ao mérito pela produção dos textos, além de exemplares do livro. Estiveram presentes: o reitor José Tadeu Jorge; o pró-reitor de graduação, Luis Alberto Magna; o coordenador-executivo da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira; e Petrilson Alan Pinheiro, coordenador acadêmico da Comvest, além de familiares e convidados dos autores.

Entre os autores desta edição estão estudantes oriundos de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Teresina (PI) e de várias cidades da região de Campinas.

Para o autor Lucas Martins Pina foi uma satisfação ter seu texto selecionado. “Acreditava que iria conseguir uma boa nota na redação, mas não esperava estar entre os melhores. Um dos temas me pegou de surpresa, mas para o texto selecionado eu tinha treinado bastante”, conta.

Para a autora Larissa Moreira David, a prova de redação da Unicamp apresenta um formato que contribui muito para despertar a criação dos candidatos: “é a melhor prova que se tem, são textos mais próximos da nossa realidade”, exemplifica Larissa.

A coletânea de redações do Vestibular Unicamp 2014 traz 10 textos nos quais os candidatos foram solicitados a produzir um relatório de oficina cultural (promovida por alunos de uma escola) e outras 10 redações. Nelas, os vestibulandos deveriam redigir uma carta aberta, dirigida a uma autoridade governamental, cobrando melhorias na mobilidade urbana.

Para Vinícius Aparecido Moreira Nascimento, autor do texto “Relatório do projeto Cordel na bagagem”, a prova de redação da Unicamp exige uma cautela muitas vezes diferente do que os candidatos imaginam. “Não é uma cobrança rígida, é preciso ter uma boa interpretação do conteúdo, pois tudo que é solicitado na prova é suficientemente oferecido como suplemento nos textos de apoio, basta saber usar isso a seu favor”, concluiu.

O coordenador acadêmico da Comvest, professor Petrilson Alan Pinheiro expõe que “a importância dessa publicação é justamente estabelecer um diálogo com a sociedade e reforçar às escolas para que pensem no trabalho com os textos não apenas como os modelos engessados que vemos muito por aí.”

O professor Luis Alberto Magna, pró-reitor de Graduação, enalteceu a entrega desses certificados aos autores e defendeu este tipo de atividade. “É o coroamento de uma ação sobre a relevância que damos ao trabalho de nossos futuros alunos, para que tenham plena capacidade de se fazer entender e tenham com isso um grande êxito profissional.”

A partir deste ano, a prova de Redação do Vestibular Unicamp passará a ser aplicada na segunda fase, junto com a prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Essa mudança levou a Comvest a lançar uma pesquisa de opinião, em sua página eletrônica na internet, em que 86% dos candidatos aprovaram a mudança. Para o professor Edmundo Capelas de Oliveira, coordenador executivo da Comvest, o resultado foi muito satisfatório e mostrou que o novo formato de prova está no caminho certo no que diz respeito à preocupação com a melhor forma de selecionar os futuros alunos da Unicamp.

Durante a cerimônia, o reitor José Jorge Tadeu também comentou a relevância da publicação do livro e do desempenho dos autores. “Esses textos são exemplos que servem para as pessoas compararem suas maneiras de encarar a prova e desmistificar o receio do fantasma que é a prova de redação, pois se trata de uma prova absolutamente comum”, comentou ele, encerrando com um pedido aos homenageados: “continuem sendo exemplos para outros colegas.”

Os exemplares do livro Vestibular Unicamp – Redações 2014 podem ser adquiridos através do site da Editora Unicamp: www.editora.unicamp.br