Luiz Carlos Dias é eleito fellow
da Royal Society of Chemistry

28/11/2014 - 16:06

O professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, foi eleito fellow da Royal Society of Chemistry, uma das principais entidades científicas do mundo. A posição é um reconhecimento às relevantes contribuições de Dias na área de Ciências Químicas. “Fiquei muito satisfeito com a minha inclusão no quadro da Royal Society of Chemistry. Considero que a decisão também é resultado da inserção da Unicamp no cenário internacional”, afirmou o docente.

De acordo com o professor do IQ, a indicação do seu nome foi feita por um dos membros da Royal Society of Chemistry, cujo nome não é relevado. “Posteriormente, a entidade entrou em contato comigo para me informar da indicação e para solicitar dados sobre a minha carreira acadêmica. Em seguida, houve a avaliação e a decisão por parte de seus membros”, relatou Dias.

A Royal Society of Chemistry, conforme o docente, tem investido pesado no Brasil. Não por outro motivo, a entidade instalou um escritório em São Paulo. “A sociedade está interessada em atrair a comunidade acadêmica brasileira, que tem produzido cada vez mais e com maior qualidade, para publicar em seus periódicos, que são de alto impacto”, explicou.

O reconhecimento ao trabalho de Dias vem, em boa medida, das pesquisas que ele tem coordenado. Os estudos, que têm amplo alcance social, estão voltados ao desenvolvimento de compostos para serem usados em fármacos destinados ao tratamento de doenças negligenciadas, como a malária. Entre 2000 e 2011, uma média de 423 mil casos da doença foram registrado por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Destes, 99,7% ocorreram na Região Amazônica. No mundo, a doença, própria de países pobres ou em desenvolvimento, provoca 800 mil mortes anuais. Embora existam fármacos para o tratamento da malária, a ciência ainda busca alternativas que possam erradicar a doença.