Cepetro celebra cátedra de fundação
canadense em simulação de reservatórios

27/11/2014 - 15:42

Denis Schiozer, diretor do Cepetro e líder da cátedra

O Cepetro – Centro de Estudos de Petróleo acaba de selar uma cátedra na área de simulação de reservatórios concedida pela Fundação CMG, do Canadá, com duração de cincos anos e renovável por mais cinco. A CMG é uma fundação sem fins lucrativos voltada a pesquisas de ponta e inovação na modelagem de reservatórios de petróleo e gás, que atua há mais de 30 anos em 25 países e que no momento financia 15 cátedras, duas delas em universidades brasileiras (na Unicamp e na Universidade Federal de Pernambuco). Keith Kovalsky, representante da FCMG que faz a interface com as universidades, esteve na Unicamp no final de outubro para dar início ao projeto. 

O professor Denis José Schiozer, diretor do Cepetro e líder da cátedra, informa que o financiamento previsto para os cinco anos é de 5 milhões de dólares canadenses (cerca de R$ 11 milhões): a FCMG contribuirá com 1,35 milhão, com a exigência de que o restante venha de outras fontes, principalmente de empresas de petróleo, sendo que Petrobras, BC e Statoil são parceiros iniciais. “Com um investimento de um milhão de dólares canadenses por ano, a nossa expectativa é de formar dez alunos de doutorado e vinte de mestrado, tendo a participação de seis professores da Unicamp e de seis pesquisadores externos”, afirma o docente, destacando João Carlos von Hohendorff Filho como pesquisador principal. 

Segundo Denis Schiozer, que vinha discutindo a cátedra com a CMG havia um ano, o interesse da fundação no caso do Brasil está em pesquisas de métodos inovadores para a otimização e integração entre reservatórios e instalações de superfície. “Como os nossos reservatórios são marítimos, a cátedra vai focar os sistemas offshore, integrando reservatório, produção (que começa agora no Pré-Sal), plataforma e poço. A proposta é de uma modelagem integrada.” 

Os principais objetivos almejados com essa cátedra são: aplicar técnicas de otimização para a definição da estratégia de produção, incluindo restrições operacionais e vários reservatórios que produzem para instalações de superfície comuns;  obter uma gestão eficiente de múltiplos reservatórios marítimos com sistemas compartilhados de produção e alguns sistemas avançados de produção (redes submarinas, instalações de separação e tratamento) no Pré-Sal e cenários de campos de petróleo pesado; e aplicar técnicas de otimização para operações em tempo real na produção do campo petrolífero. 

“Nossas expectativas em relação a essa cátedra é de avaliar diferentes formas de lidar com as instalações de superfície e múltiplos reservatórios, e de fornecer à comunidade global os resultados disso, quem sabe até resultados práticos. Além disso, esperamos um grande número de alunos envolvidos nesse projeto”, afirmou Keith Kovalsky durante sua visita à Unicamp.