Visitas técnicas promovem aprendizado prático de conceitos teóricos

visita

Neste mês, alunos de graduação em Gestão do Agronegócio e Administração e de pós-graduação em Pesquisa Operacional visitaram o Veiling Holambra, principal centro de comercialização de flores e plantas da América Latina, responsável por 45% do mercado nacional. A visita foi coordenada pelas professoras Andréa Leda Ramos de Oliveira e Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo - eventos do tipo têm como objetivo propiciar aos alunos vivências concretas de conceitos teóricos vistos em sala de aula.

Monique Filassi, aluna de Gestão do Agronegócio, participou da atividade pela segunda vez e acredita que as visitas são de "suma importância" para universitários que ainda não tiveram um contato prático ou profissional com a área.

"Podemos observar toda a teoria das disciplinas sendo posta em prática. Participei da visita pela primeira vez durante o primeiro ano de faculdade, quando cursava a disciplina de Logística, e pude observar aspectos específicos desta área na cooperativa. Agora, na segunda vez, durante a disciplinaOrganização de Mercados do Agronegócio, o que me chamou mais a atenção foi o funcionamento da empresa em cadeia. Há uma grande dependência entre a cooperativa, os produtores de flores e os comerciantes participantes dos leilões, ou seja, a Veiling funciona como elo entre produtores e consumidores. A cada visita pude aprender coisas diferentes", afirma.

As professoras acreditam que, além disso, as visitas ampliam os horizontes da futura atuação profissional dos alunos e os aproxima de empresas de sucesso e relevância nacional e internacional.