Novidades marcam Vestibular da Unicamp 2015

23/11/2014 - 19:25

Abstenção foi de 8%, pouco superior à registrada no ano anteriorCom várias novidades na prova, a Unicamp aplicou neste domingo (23), a primeira fase do Vestibular 2015 para quase 71 mil candidatos. Na disputa por 3.320 vagas, em 70 cursos de graduação da Universidade, 70.947 candidatos fizeram a prova, em 20 cidades do Estado de São Paulo, além de Brasília. A abstenção de 8%, pouco superior à registrada no ano anterior (7%), foi considerada dentro do esperado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). 

“Percebemos que a abstenção vem subindo, assim como o número de inscritos, o que reflete uma tendêncianos últimos anos”, afirmou o coordenador de pesquisa da Comvest, professor Jayme Vaz. Ao analisar os dados de ausentes nas cidades em que a Comvest aplicou a prova de seu vestibular pela primeira vez, ele considerou acertada a decisão da Comissão, já que a abstenção foi baixa. “Em Mogi das Cruzes e em Guarulhos, duas das quatro cidades incluídas este ano, por exemplo, a abstenção baixa [6%] reflete que essa foi uma boa opção para os candidatos que, antes, precisavam fazer a prova em São Paulo”, explicou Vaz. 

Pela primeira vez a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp não teve a Redação – que, a partir deste ano será aplicada na segunda fase. Para saber como a mudança foi encarada pelos vestibulandos, a Comvest disponibilizou em sua página eletrônica, uma pesquisa para que os candidatos opinem sobre a alteração. 
Os organizadores comentam as principais mudançasAlém desta mudança, outra novidade foram as questões de inglês na primeira fase. Tradicionalmente aplicadas na segunda fase, essas questões integraram o conteúdo de 90 testes da prova da primeira etapa. Para a coordenadora adjunta da Comvest, professora Fosca Leite, a qualidade e as características principais da prova de inglês foram mantidas. “São questões que não cobram um conteúdo tão aprofundado como o que ocorria quando estavam na segunda fase, mas que mantêm a qualidade. Agora, vamos analisar como os candidatos se saíram”, afirmou.

A inserção de quatro questões interdisciplinares na primeira fase foi outra importante novidade do vestibular da Unicamp este ano. Tais questões mesclaram conteúdos de português e matemática; física e história; inglês e biologia; e geografia e química. “Queremos mostrar que disciplinas que são de áreas diferentes do conhecimento podem sim ‘dialogar’. A ideia é ter mais questões interdisciplinares na prova”, explicou o coordenador acadêmico da Comvest, professor Petrilson Pinheiro. 

Gabarito e próximas datas
A Comvest vai divulgar o gabarito das questões na próxima quarta-feira (26), em sua página eletrônica. A prova da primeira fase já está disponível para consulta na mesma página, bem como os índices de abstenção por cidade. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 15 de dezembro. 

A segunda fase será realizada nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre 19 e 22 de janeiro de 2015, em Campinas.

A Unicamp aplicou a prova da primeira fase do Vestibular 2015 nas seguintes cidades: Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.