Unicamp recebe cinco
visitas internacionais

17/11/2014 - 07:25

A Unicamp recebeu na última semana cinco visitas internacionais como parte da sua política para ampliar a cooperação com importantes universidades do mundo. Na terça e quarta-feira (11 e 12), representantes da Ecole Polytechnique de Paris (França) estiveram na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) para entrevistar alunos de graduação com vistas à participação em programas de mobilidade entre as duas instituições. Também na quarta-feira, o adido econômico da Embaixada de Israel no Brasil, Boaz Albaranes, participou de uma reunião com pesquisadores da Universidade, para tratar de temas relacionados à energia renovável.

Os professores Isabelle Schaffner, Romain Dujardin e Guillaume Cassabois, da Ecole Polytechnique, foram recebidos pelo diretor associado da FEM, professor Alberto Luiz Serpa, e pelo professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Mário Cavichia. Durante dois dias, os franceses entrevistaram estudantes de graduação com o objetivo de selecionar os mais preparados para participarem de programas de mobilidade entre a universidade francesa e a Unicamp. Entre as modalidades disponíveis, está a que oferece duplo diploma aos participantes.

Na visita que fez à Universidade, o adido econômico da Embaixada de Israel encontrou-se com os professores Gilberto De Martino Jannuzzi, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), e Marcelo Gradella Villalva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). O tema da reunião foi o desenvolvimento de pesquisas em torno de energias consideradas limpas.

Ainda na quarta-feira, enviados do Institut Mines Telecon, da França, reuniram-se com a assessora da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), professora Laura Ward. Em seguida, Florence Granger, Nathalie Fick e Maria Fernanda e Goff apresentaram uma palestra aos estudantes da Unicamp, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), na qual falaram sobre as oportunidades de intercâmbio para alunos das áreas de energia, engenharia química, engenharia mecânica, engenharia ambiental, ciência da computação, entre outras carreiras.

Ainda na quarta-feira, representantes da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) estiveram no campus de Barão Geraldo, onde se encontraram com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, e com o titular da Vreri, professor Luis Cortez. Fernando Sosa e Juan Manuel Medina vieram tratar de temas relativos ao II Congresso de Extensão Universitária, que será promovido em 2015 pela AUGM e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Na sexta-feira (14), Júri Meda, emissário da Universitá di Macerata (Itália) esteve na Unicamp para tratar de oportunidades de parceria entre as duas instituições nos âmbitos da mobilidade e da pesquisa. O visitante foi recepcionado pela assessora da Vreri, professora Laura Ward.