Livro organizado por docente do IFCH
conquista 3º lugar no Prêmio Jabuti

07/11/2014 - 08:10

Isabel Marson e Cecília de Oliveira

O livro Monarquia, Liberalismo e Negócios no Brasil: 1780-1860 (Edusp), organizado pelas professoras Izabel Andrade Marson, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, e Cecília Helena Salles de Oliveira, do Museu Paulista e do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), conquistou o terceiro lugar na 56ª edição do Prêmio Jabuti.

A obra foi premiada na categoria Economia, Administração e Negócios, ao lado de Os limites do Possível - a economia além da conjuntura, de André Lara Resende (1º lugar); e O Futuro da Indústria no Brasil, de Edmar Bacha e Monica de Bolle (2º lugar). A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 18 de novembro no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O Jabuti é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). (Conheça todos os vencedores)

Capa do livroEm entrevista por e-mail, a professora da Unicamp falou sobre a importância do reconhecimento e sobre as principais contribuições da obra. “A premiação valoriza a produção inovadora e de qualidade que docentes e pós-graduandos vêm realizando na universidade pública, no caso do Estado de São Paulo. Os textos reunidos no livro inovam ao problematizar a tese do ‘atraso’ da sociedade imperial frente outras nações liberais do continente americano e da Europa, interpretação herdeira do paradigma ‘Antigo Regime, feudalismo, latifúndio, servidão, escravidão’ que, por muitas décadas, projetou o Império como mera continuidade do período colonial”, escreveu.

Ainda de acordo com Izabel Marson, os artigos sistematizam resultados de exaustivas pesquisas em fontes primárias e em bibliografia atualizada, pesquisas apresentadas em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas na Unicamp e na USP entre 2000 e 2012. São reflexões com preocupação transdisciplinar, que relacionam questões provindas da história política, social, econômica e cultural do período de formação e consolidação da monarquia constitucional (1780-1860), acrescenta.

“Nesse sentido, traz contribuições para estudos que tratam da economia e da política praticadas no Brasil do século XIX, fato que pode explicar, em parte, a premiação na área de Economia, Administração e Negócios. A coletânea demonstra um trabalho acadêmico coletivo - bastante estimulado nos últimos anos pela Universidade e pelas agências financiadoras – trabalho representativo de afinidades teóricas e temáticas entre pesquisas de orientadores e de orientandos de diferentes instituições públicas, apresentado em esmerada edição realizada pela Edusp com patrocínio de Fapesp, CNPq, Capes, do Museu Paulista e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp”, lembrou. A edição nº 567 do Jornal da Unicamp publicou em julho do ano passado uma entrevista com a organizadora do livro por ocasião do seu lançamento. Para conferir o texto, acesse