Equipe Urubus é campeã da
competição SAE Brasil Aero Design

04/11/2014 - 11:12

A equipe Urubus Aero Design, formada por alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, conquistou no último domingo (2) o primeiro lugar na classe regular da 16ª Competição SAE Brasil Aero Design. A competição ocorreu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, e reuniu 85 equipes do Brasil, Polônia, Venezuela e Peru. A equipe é orientada pelo professor William Roberto Wolf, do Departamento de Energia da FEM, e tem como capitão o estudante Filipe Ferreira Nielsen.
Urubus
O projeto SAE Aero Design é um desafio para estudantes de engenharia que visa propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica. Envolve competições em três categorias: regular, advanced e micro. As equipes competidoras tiveram seus projetos avaliados por juízes engenheiros da indústria aeronáutica. Os aviões passaram também por baterias, quando demonstraram sua capacidade de decolar e transportar cargas até o limite que cada modelo suportava.

Timão, o avião vencedor, foi desenvolvido nas dependências da FEM e conta com apoio de laboratórios da faculdade e do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura (LAPAC), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). O projeto deste ano incluiu análises aerodinâmicas, estruturais e de estabilidade e controle, resultando em um avião confiável, leve e que atendesse a todos os requisitos do regulamento. “O avião é feito de vários materiais, como madeira balsa e fibra de carbono, visando sempre a melhor relação entre peso do material e suas características mecânicas. Desta forma, são avaliados e estudados inúmeros materiais para viabilizar e atender os requisitos do projeto”, informou Vitor Simões Monteiro, um dos integrantes da equipe.
Timão
Com o resultado, a equipe Urubus ganhou o direito de representar o Brasil na SAE Aero Design East, que ocorrerá de 13 a 15 de março de 2015, em Lakeland, na Flórida, nos Estados Unidos. Em abril desse ano, a Urubus participou pela primeira vez da mesma competição internacional, em Marietta, Geórgia, quando levou a Unicamp a conquistar o sexto lugar na classificação final. “Com a experiência adquirida, esperamos poder superar o curtíssimo tempo que temos para desenvolver o projeto e construir um avião competitivo e que coloque a Unicamp entre as melhores equipes do mundo no Aero Design”, completou Vitor.