Projetos da FEF e do GGBS integram a
comunidade com práticas esportivas

29/10/2014 - 13:20

A Faculdade de Educação Física (FEF) e o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp têm desenvolvido diversas práticas esportivas com a finalidade de envolver a comunidade do campus. Em algumas delas, como caminhadas, corridas e campeonatos em diversas modalidades, por exemplo, a presença de docentes, alunos, funcionários (e até de seus filhos) tem sido uma constante.

Esse é um forte indicador de que o esporte, a cada dia, tem conquistado simpatizantes e gerado uma maior integração na convivência profissional dentro da estrutura corporativa da Unicamp. Além disso, revela que as ações da FEF e do GGBS têm despertado a comunidade para a importância da prática esportiva em busca de uma vida mais saudável.

As atividades da FEF
As atividades de extensão acadêmica são parte essencial na vida da Faculdade de Educação Física (FEF) que, desde a sua criação, em 1985, apresenta em seu regimento, as atividades de extensão como um de seus pilares de atuação. “É indubitável que ao longo desses anos houve um crescimento deste pilar institucional, tanto do ponto de vista quantitativo como no qualitativo. Os projetos permitem a participação de alunos de graduação, os quais adquirem experiência por meio do contato com as atividades inerentes à formação acadêmica”, explica o professor Miguel de Arruda, diretor da FEF.

Para ele, o reconhecimento acadêmico e científico da unidade são decorrentes das ações da extensão.  “No campo de aplicação e elaboração de monografias de conclusão do curso, inúmeras pesquisas e intervenções com a sociedade foram geradas, principalmente na área dos esportes, incluindo os esportes adaptados. Assim, em ação conjunta com o Programa de Pós-graduação e com o curso de Graduação, a extensão tem contribuído com a evolução do esporte e das atividades físicas, para pessoas não-portadoras e portadoras de deficiências físicas, nos âmbitos da universidade e na comunidade urbana, regional e nacional. Muitos vão além das atividades esportivas clássicas e se solidificam no contexto da prática regular de atividades físicas com abrangências diferenciadas, tais como: modalidades esportivas - natação, futebol, tênis, lutas, badminton, ginástica, triathlon; e atividades físicas diversas - avaliação/prescrição de exercícios e qualidade de vida, atividades circenses, dança de salão, ginástica localizada, Hidroginástica, Musculação e Yoga”.

As ações com o Sistema Educativo
As ações de extensão da FEF também contemplam alunos do Sistema Educativo da Unicamp (Escola Sérgio Porto, Ceci, Creches, EMEI e Prodecad), com as seguintes atividades: Jogos Pan-FEF, Pefefim, Dia da Criança, Rua de Lazer, Farra nas Férias na FEF. Há também outros projetos específicos, que envolvem os alunos da FEF, como o Grupo Ginástico da Unicamp, Grupo de Ginástica Geral da FEF e Projeto de Circo.

“As atividades ofertadas pela Coordenação de Extensão são de primordiais importância na construção acadêmica do corpo discente e de aprofundamento de conhecimento nos diferentes projetos de esportes, de atividades físicas e em especial atenção à inclusão com a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais”, destacou Arruda.

As atividades do GGBS
Assim como a FEF, o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) tem desenvolvido diversas atividades com participação maciça da comunidade. Entre elas estão a Copa GGBS de Futebol Society, o Festival de Futebol para menores, o Dia do Desafio na Unicamp, o Passeio Ciclístico como parte das atividades do Dia da Integração e o incentivo para a formação da equipe Unicamp de Corridas.

De acordo com Edison Lins, coordenador do GGBS, os eventos desportivos além de promoverem integração, motivação e troca de experiências, contribuem para a qualidade de vida, na medida em que produzem impacto positivo nos indicadores de saúde. “É importante que a universidade esteja avançando nessas ações e que as mesmas se ampliem cada vez mais".

O esporte no Brasil
É organizado por confederações nacionais de esportes sendo a principal o Comitê Olímpico Brasileiro. Um dos mais praticados é o futebol. Outros, de considerável popularidade são o basquete, o vôlei, o atletismo e o judô. Além das organizações privadas, governos estaduais e municipais mantêm estruturas esportivas tanto para a prática amadora, na forma de lazer, quanto na organização profissional em estádios e em outras estruturas. A peteca, o frescobol, futebol de praia, futsal, biribol, futevôlei, etc, são alguns esportes que nasceram no Brasil. Nas artes marciais, o país têm desenvolvido a capoeira, o vale tudo e o jui-jitsu brasileiro. Em 2016 o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de Verão. Mais um bom momento para que as nações se integrem na primeira edição a ser realizada na América do Sul.