Cerimônia destaca trajetória
de 25 anos da Extecamp

31/10/2014 - 13:54

/
Evento marca 25 anos de Extecamp

Evento marca 25 anos de Extecamp

Miguel Basic, diretor da Extecamp

Miguel Basic, diretor da Extecamp

Homenagem ao primeiro diretor

Homenagem ao primeiro diretor

O coordenador-geral, Alvaro Crósta

O coordenador-geral, Alvaro Crósta

Homenagem ao primeiro funcionário

Homenagem ao primeiro funcionário

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) representa uma trajetória muito valorosa no âmbito da educação continuada para a sociedade. Destacando a importância do órgão, o seu diretor, Miguel Juan Basic, deu início à cerimônia que comemorou os 25 anos da Extecamp. O evento, realizado nesta sexta-feira (31) na sala do Conselho Universitário (Consu), reuniu funcionários, diretores e ex-diretores, além de membros da Administração Central da Universidade. Vídeo

“É uma trajetória muito valorosa dentro da educação continuada. Os cursos de educação continuada são o principal ponto de contato entre a Universidade e a sociedade. Eles permitem a socialização do conhecimento e, por consequência, mostram para todos os segmentos da sociedade a razão e o papel da Universidade”, afirmou o diretor durante a cerimônia. 

Miguel Basic destacou ainda que a Extecamp acaba de atingir o número de 100 mil alunos participantes dos cursos oferecidos pelo órgão, desde que a contagem passou a ser feita em 1997. “Isso acontece de forma ampla, atingindo todos os setores da sociedade. Desde o seu nascimento, a Unicamp oferece cursos de extensão. Isso está no projeto fundacional da Universidade. E quem organiza e gerencia estes cursos é a Extecamp, fundada na gestão do então reitor Paulo Renato Souza. Praticamente todas as carreiras acadêmicas da Unicamp disponibilizam cursos por meio da Escola de Extensão. Trabalhamos com aproximadamente 8 mil alunos por ano”, comemorou. 

O coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta, referiu-se ao momento como histórico. “Sem dúvida é um momento histórico. Portanto, é importante reconhecer esta construção coletiva e agradecer a todas as pessoas que ajudaram a construir esta rede de extensão que temos hoje. A Unicamp tem muitas portas de entrada, o vestibular, a pós-graduação, o ingresso dos docentes e dos funcionários. Mas nós temos uma porta muito ampla aberta para a sociedade que são os cursos de extensão”, relacionou. 

Alvaro Crósta destacou como um dos desafios da Extecamp a entrada nos cursos on-line abertos, conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course). Conforme o coordenador-geral, a Unicamp, juntamente com a USP, aderiu recentemente ao Coursera,  uma plataforma educacional aberta, com a proposta de oferecer os primeiros cursos em língua portuguesa sobre uma ampla gama de disciplinas (leia mais). 

A cerimônia contou ainda com diversas homenagens a ex-diretores e funcionários, entre eles o primeiro diretor, o professor Carlos Alberto Lima; e o primeiro funcionário, Edson Nucci. Na ocasião também foi comemorado o aluno de número 100 mil, que se inscreveu para um curso de especialização coordenado pelo professor Gastão Wagner, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Participaram da mesa de abertura do evento, os pró-reitores de Graduação, Luís Alberto Magna; de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; o diretor-associado da Extecamp, Pedro Emerson de Carvalho; e a assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Maria Aparecida Diniz Ehrhardt.