Unicamp
assume ensino
para crianças
da Escola
de Música

28/10/2014 - 09:21

Fernando Hashimoto, coordenador do projeto

Professores e alunos do Instituto de Artes (IA) da Unicamp assumirão a retomada das atividades do Centro Escolar de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco) junto a 620 crianças de 6 a 14 anos de escolas da rede municipal, a partir do dia 3 de novembro. A conhecida Escola de Música da Cidade esteve fechada por mais de dois anos por causa de irregularidades apontadas pelo Ministério Público na gestão feita por uma organização não governamental. A cerimônia oficial de assinatura do termo de parceria entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas acontece às 10 horas desta quinta-feira, com a presença do prefeito Jonas Donizetti, na sede do Cemmaneco, na Vila Marieta. As inscrições estão abertas até 30 de outubro. 

O professor Fernando Hashimoto, coordenador do projeto pela Unicamp, tem a colaboração de três colegas do Departamento de Música, Leandro Barsalini, Adriana Mendes e Paulo Ronqui; de três licenciados pelo IA atuando na supervisão geral; e de mais 27 alunos estagiários que se encarregarão das aulas. Inicialmente são 622 vagas: 320 de musicalização para crianças entre 6 e 10 anos, e 302 para aulas com instrumentos, na faixa de 11 a 14 anos. “É uma oportunidade única, a primeira vez que levamos um projeto de ensino musical deste porte para uma escola da rede de Campinas”, afirma Hashimoto. 

Segundo o docente, as aulas deveriam ter começado já em agosto, o que não foi possível devido ao difícil trâmite burocrático até se chegar ao atual formato do acordo. “Nosso projeto, a princípio, está focado nas escolas municipais dos arredores do Cemmaneco, pois ele faz parte de um projeto maior da Prefeitura, Primeira Nota, que se pretende implantar em cada unidade dos Naeds [Núcleos de Ação Educativa Descentralizada, em cinco regiões da cidade]. Gostaríamos de trazer alunos da periferia, mas preferimos ir até lá e, se o projeto se consolidar, vamos expandi-lo. É um projeto ambicioso, bonito e a Prefeitura está realmente empenhada.” 

Fernando Hashimoto observa que o investimento vem da Secretaria Municipal de Educação e, portanto, as atividades estão voltadas ao ensino, começando pela chamada musicalização infantil. “Primeiro promovemos um primeiro contato com a música – exposição à música em geral, apreciação, trabalho com ritmo, percepção de melodia – e depois as crianças são apresentadas aos instrumentos, com aulas teóricas e de prática musical. Um dos segredos desta metodologia, um tanto inovadora, é o ensino sempre coletivo, ao invés das aulas individuais. Teremos aulas com todos os instrumentos, como cordas, metais e percussão.” 

Segundo o professor do IA, estudos já comprovaram que a formação pela música (assim como pelo esporte) contribui não apenas para melhorar a cognição, mas também o desempenho escolar. “O nome do projeto da Prefeitura, Primeira Nota, se refere não só a aprender a tocar um instrumento, mas também a conseguir as primeiras notas nas disciplinas. Além disso, a música, por sua característica coletiva, promove a interação social ajudando a quebrar barreiras como de diferenças de classe e diminuindo o bullying. Na aula em conjunto as responsabilidades são divididas e o aluno aprende que depende do outro, que não se faz música sozinho.” 

A expectativa de Fernando Hashimoto é de que este projeto da Unicamp junto à rede de ensino ganhe o reconhecimento da sociedade e, consequentemente, dos políticos, tornando-se perene depois desses três anos da atual gestão na Prefeitura de Campinas. “Do ponto de vista acadêmico, tenho certeza de que o projeto vai dar bons frutos. Estamos ansiosos porque, além da parte de extensão universitária, é uma oportunidade de pesquisa, já que poderemos observar de perto e no longo prazo um grande grupo de crianças. Desconheço uma experiência similar desta dimensão no país.”

 

Comentários

Um bom exemplo de projeto de musicalização de sucesso acontece na cidade de Atibaia. Além da educação musical, este modelo de ensino acessível através de bandas e fanfarras tem como base a disciplina, visando melhorar a percepção cognitiva e desenvolvimento do comportamento coletivo. Este seria um bom caminho para os projeto implantados pelo Cemmaneco.

Parabéns IA por esta parceria.
Muito sucesso!

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