Arte impressa e Mariazinha Boccaletti
em novas exposições na Galeria do IA

28/10/2014 - 11:30

Duas exposições que recuperam memórias – uma a memória da arte impressa e outra a memória da alta-costura em Campinas, em particular os trabalhos de Mariazinha Boccaletti – serão abertas ao público no próximo dia 6 de novembro, às 12h30, na Galeria do Instituto de Artes (Gaia), e poderão ser visitadas até o dia 29 do mesmo mês. A exposição sobre arte impressa acontecerá na sala 1 e a de Mariazinha Boccaletti na sala 2.

A mostra de arte impressa, que tem curadoria do arte-educador Paulo Vergolino e da professora Luise Weiss, reúne trabalhos e projetos visuais desenvolvidos pelos participantes do grupo de pesquisa “Gravuras, fotografias, livro de artistas e memórias”.

No trabalho, os territórios dialogam sobre a presença ou ausência do tempo: vestígios das memórias entrelaçam-se nos encontros e conversas do grupo na construção do universo gráfico do livro, reunindo imagens impressas e a escrita.

Moda
Com curadoria do Centro de Memória-Unicamp (CMU), a exposição de Mariazinha Boccaletti mostra parte da trajetória de 60 anos daquela que foi uma das modistas mais renomadas de Campinas entre as décadas de 1960 e 1980. A exposição apresenta fotografias e criações de Mariazinha, das quais se destacam os desfiles de moda realizados no Tênis Clube de Campinas e no Clube Semanal de Cultura Artística, os eventos sociais, as noivas, as misses da cidade e também as mulheres que foram eleitas as “dez mais elegantes de Campinas”, vestidas com suas criações.

De acordo com sua biografia, Mariazinha parou de estudar aos 12 anos para aprender corte e costura. Aos 16 anos, já fazia vestidos de baile. Na década de 1950, recebeu o disputado prêmio Agulha de Ouro das mãos do estilista Denner Pamplona de Abreu. Os desfiles que Mariazinha realizava no Tênis Clube e Cultura Artística eram muito disputados. Ela chegava a confeccionar até 70 modelos para essas ocasiões. A vida da modista foi alvo de projeto de conclusão de curso da aluna Mariana Nogueira da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), que gerou um livro-reportagem, intitulado Lulu – Mariazinha Boccaletti: 60 Anos de Moda.