Funcamp e Santander Universidades
celebram contrato junto com a Unicamp

23/10/2014 - 15:21

Público na Casa do Professor Visitante

Hannouche fala a importância da parceria

O reitor Tadeu Jorge

Tadeu Jorge durante assinatura

Hannouche durante assinatura

Crósta assina o contrato

Autoridades envolvidas no acordo

Fernando Sarti durante assinatura

A Fundação para o Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) oficializou na manhã desta quinta-feira (23) um convênio com o banco Santander Universidades para apoio a Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional, durante cerimônia na Casa do Professor Visitante. O convênio prevê a distribuição de bolsas a docentes com finalidade de atualização acadêmica em países que mantêm convênio com o Santander Universidades. Assinaram o contrato o reitor da Unicamp José Tadeu Jorge e o coordenador-geral da Universidade e presidente do Conselho de Curadores da Funcamp Alvaro Crósta, anfitriões do evento; o diretor-geral do Santander Universidades Brasil, Jamil Hannouche; e o diretor-executivo da Funcamp, Fernando Sarti.

Além de representantes do banco e da equipe de gerentes e funcionários da Funcamp, a solenidade contou com a presença de professores, pesquisadores e funcionários da Unicamp; da pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Dib Zambon Atvars; dos professores Antenor Pomilio e Julio Hadler, diretores da Funcamp; e do gerente do Santander Universidades, Marcelo Vulcano.

Fernando Sarti enfatizou que esse momento é muito especial para reforçar a parceria Funcamp, Santander e Unicamp, alcançada após amplo debate para estabelecer os termos do contrato. Segundo ele, os recursos operacionais devem apoiar ainda mais a instituição. Alvaro Crosta agradeceu os responsáveis pelo acordo que deve também beneficiar com bolsas uma boa parte dos estudantes. “As conversações foram pautadas no diálogo e, apesar de um certo suspense, o resultado está sendo satisfatório para todas as partes envolvidas. Longa vida a essa parceria com o Santander Universidades”, comemorou.

O diretor-geral do Santander Universidades salientou que o banco tem aprendido muito com a Unicamp e com as parcerias havidas até aqui. “A nossa cooperação ajuda a fortalecer a pesquisa da Universidade. É um orgulho fazer parte desta história, de poder direcionar recursos para esta grande rede acadêmica. A Unicamp demanda interesse de várias instituições parceiras do banco no exterior. Se trouxéssemos todas para uma relação mais estreita, teríamos que criar um departamento específico somente para isso”, lembrou. “Que os próximos anos sejam inspirados nessa gestão, que se trata de um caso único no Brasil, em que o reitor cumpre a sua segunda atuação à frente da Unicamp.”

José Tadeu Jorge saudou os participantes da parceria e destacou que esse é um momento de celebração. "A negociação com a Funcamp precede a Unicamp, que em dezembro deve renonar o seu convênio com o Santander Universidades. Toda essa etapa foi uma preliminar das conversas para que haja renovação em breve", relata.

O reitor comentou que o contrato Funcamp/Santander é na verdade um termo de cooperação, já que o espírito é de cooperação, envolvendo questões relevantes para o cumprimento dos objetivos de cada uma das envolvidas. "É importante para a Funcamp e para o Santander. E a Unicamp está aqui como agente dessa possibilidade. Estamos contentes porque temos na Funcamp um braço forte de apoio e o Santander como suporte para levar adiante o ensino, a pesquisa e a nossa relação com a sociedade", ressaltou. "Certamente este é o início de uma nova etapa mais intensa e mais rica da nossa relação", frisou Tadeu Jorge.