Unicamp
nacional

24/10/2014 - 14:20

Equipe Unicamp E-Racing

A equipe Unicamp E-Racing venceu no dia 19 a terceira edição da etapa nacional da competição Fórmula SAE Brasil para veículos elétricos, em Piracicaba. A equipe é composta por alunos de graduação e pós-graduação das faculdades de Engenharia Mecânica (FEM) e Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e tem como tutor o professor Ennio Peres da Silva, do Instituto de Física (IFGW). O capitão da equipe é Felipe Corsetti Fantelli, da FEM.

A competição Fórmula SAE (da Sociedade de Engenharia Automotiva) surgiu nos Estados Unidos e promove um desafio entre os estudantes de engenharia. As equipes desenvolvem seus projetos automotivos, da concepção aos testes, e competem entre si. Há provas estáticas e dinâmicas, com diferentes pontuações, que duram três dias. Vence o melhor conjunto de projeto e carro. A equipe Unicamp E-Racing venceu as provas de melhor projeto, aceleração, autocross e enduro.

O protótipo da Unicamp, o E2014, levou inovações na parte elétrica - com destaque para um módulo de controle totalmente programado pela equipe. Na parte mecânica, o destaque foi a redução de 4kg de massa no carro. O uso de fibra de carbono, kevlar (fibra sintética) e ligas de alumínio aeronáutico de alta resistência permitiram um aumento de confiabilidade dos sistemas. A equipe conseguiu ainda quebrar o recorde americano de aceleração, que já era da equipe, atingindo 100 km/h em 3,1 segundos.

A vitória na etapa brasileira garantiu o direito à Unicamp E-Racing de representar o Brasil na competição americana em 2015. Para o diretor da FEEC, José Antenor Pomílio, “esse tipo de evento concilia aspectos técnicos complexos e multidisciplinares. Mas há que se destacar também que a competição cria laços cooperativos, um aprendizado coletivo e uma troca de experiências extra-curricular que contribuem ainda mais para a formação do futuro profissional”.  Os trabalhos da equipe são desenvolvidos no IFGW e envolvem outras unidades. Há um processo seletivo anual em que alunos de engenharia da Unicamp podem se candidatar às vagas.