29 e 30
os 150 anos
da AIT

24/10/2014 - 12:40

Diferentes questões vinculadas ao mundo do trabalho serão objeto de reflexão durante o Encontro Internacional “Associação Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, 150 anos Depois”, cuja abertura será na manhã do próximo dia 29 de outubro, no Auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento terá continuidade no dia seguinte na própria Universidade, e depois seguirá para outras sete instituições de ensino superior das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. O encerramento será no dia 3 de novembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A organização geral é do professor Ricardo Antunes, da Unicamp, e do professor Marcello Musto, da York University, do Canadá.

Na Unicamp, a programação prevê atividades como palestras, lançamento de livros e revista, exibição de documentários e uma exposição de fotografias João Zinclar, que morreu em janeiro de 2013 em decorrência de um acidente com o ônibus no qual viajava. “É uma homenagem que faremos ao Zinclar, que nós consideramos como um fotógrafo operário e cuja obra é fortemente comprometida com temas relacionados às lutas sociais no Brasil”, afirma Ricardo Antunes. De acordo com ele, o evento reunirá importantes intelectuais tanto do Brasil quanto do exterior, que tratarão de temas como gênero, sindicalismo, imigração, condições de trabalho, movimentos sociais etc.

O coordenador geral adianta que as atividades também contarão com a contribuição de representantes de sindicatos e movimentos sociais. “Nossa intenção é promover um evento com forte expressão acadêmica, mas que tenha ressonância para além da academia”, diz. Ricardo Antunes destaca que embora a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) tenha tido uma vida breve (1864 a 1877), a entidade deixou um importante legado que persiste até os dias atuais. “A luta dos trabalhadores de meados do Século 19 continua influenciando as ideias de milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nestes tempos de brutal exploração e precarização do trabalho em plano global”, pontua.

Ricardo Antunes também enfatiza que somente foi possível promover um encontro de tamanha envergadura por causa do apoio dos departamentos de pós-graduação e das reitorias das oito instituições envolvidas. “Trata-se, em boa medida, de um evento organizado artesanalmente, o que resultou num formato bastante interessante. Ao longo do trabalho, esperamos contar com um público diversificado, formado por estudantes, professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e dirigentes de entidades sindicais”.

A programação completa do Encontro Internacional “Associação Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, 150 anos Depois” pode ser conferida na página eletrônica do evento, neste link.