Universidades de York, UK, e de

Unicamp e Notre Dame reúnem-se na PRPG

Universidade de York e Unicamp na CPV

Delegação da UDI na Feec

Rafael Santos fala a alunos colombianos

A Universidade de York, Inglaterra, através dos professores Karl Ward e Jenny Oxley, veio discutir com a Unicamp a viabilidade da criação de um centro de estudos internacional, previsto para julho de 2015 na Universidade Estadual de Campinas. No dia 21 (terça-feira), o grupo se reuniu na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Participaram do encontro, da parte da Unicamp, os professores Gustavo Paim Valença e Eleonora Cavalcante, e funcionários ligados ao tema de interesse.

Integraram a pauta uma possível colaboração para apoiar investigações, programas de intercâmbio, cursos de curta duração e programas de desenvolvimento para alunos e funcionários, com ênfase na formação de doutorado. O grupo trocou informações sobre como ambas as universidades poderiam manter a colaboração, iniciada por meio do acordo York/Fapesp à mobilidade de investigadores do Brasil e Fundo Newton Reino Unido.

Os participantes ainda abordaram o apoio em pesquisa por meio do programa Sprint Fapesp (São Paulo Researchers in International Collaboration da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), uma estratégia de organização que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional com parceiros da Fapesp.

Os representantes da Universidade de York fizeram uma apresentação para estudantes e pesquisadores no auditório 1 da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), que contou com a presença da professora Laura Sterian Ward, coordenadora do programa Ciência sem Fronteiras e assessora de relações internacionais.

No dia 22, Karl Ward e Jenny Oxley se dedicaram a visitar alguns institutos da Unicamp, como o de Geociências, o de Biologia e o de Economia.

Notre Dame

Dois dirigentes do staff da Universidade de Notre Dame, Estados Unidos, David Murphy e Thaïs Burmeister de Campos Pires, estiveram na Unicamp no último dia 20 (segunda-feira). Foram recebidos pela coordenadora do Programa Ciência Sem Fronteiras Laura Sterian Ward e pelo assessor da Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) Max Henrique Machado Costa no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), que falaram a estudantes.

Depois os visitantes se encontraram com Vanessa Sensato, responsável pela Comunicação da Agência de Inovação Inova Unicamp e, em seguida, com os professores Alberto Luiz Francato, Alim Pedro de Castro Gonçalves, Lucimara Gaziola de la Torre e Mara de Andrade Marinho.

Durante a visita, os norte-americanos vieram fazer uma proposta de colaboração com a Unicamp. Discorreram sobre oportunidades para alunos da área de engenharia e de tecnologia frequentarem a escola de pós-graduação de Notre Dame a partir do verão de 2015.

Os dois enviados fizeram uma apresentação para alunos conhecerem como funciona o financiamento para a pós-graduação nos Estados Unidos e os pré-requisitos para estudar na Universidade de Notre Dame. Também abriram as portas para pesquisadores e docentes interessados em intercâmio. A ideia é trabalhar em projetos de tese de tecnologia para comercialização em larga escala, plano de negócios para algum determinado produto ou determinado serviço que está sendo desenvolvido.

UDI
A delegação de alunos da Universitaria Investigación y Desarrollo (UDI) da Colômbia, sob a responsabilidade da professora Martha Cecilia Guarnizo García, da área de Relações Internacionais, visitou a Unicamp nesta sexta-feira (24). Reuniu-se com estudantes colombianos na sala da congregação da Feec e com representantes da Unicamp, entre eles Daniel Cantinelli Sevillano e Aline Mossim Sato. Houve apresentação da UDI e da Unicamp na Feec e uma visita às instalações e laboratórios dessa faculdade. O professor Rafael Santos Mendes, coordenador de Graduação, acompanhou o grupo. Um dos objetivos desse encontro foi conhecer a Unicamp e debater a mobilidade. A UDI mantém cooperação com a Unicamp desde 2013.