As várias faces da distância em
debate no Instituto de Matemática

22/10/2014 - 16:39

/
Carlile Lavor, um dos organizadores

Carlile Lavor, um dos organizadores

Marcelo Firer, um dos organizadores

Marcelo Firer, um dos organizadores

Evento no Imecc

Evento no Imecc

A Matemática que, no passado esteve dissociada do ensino de Química, Física, Biologia, entre outras disciplinas, e do cotidiano do aluno, está sendo repensada hoje para que haja novas práticas em benefício da sociedade. O Workshop Many Faces of Distances (cujo título em português é "Muitas faces da distância"), que começou nesta quarta-feira (22) no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e que prossegue até sexta-feira (24) no seu auditório, teve como tema nesta tarde a mesa-redonda “Ciências Matemáticas e interdisciplinaridade”. Leia mais.

No encontro, foram discutidos problemas matemáticos que envolvem o conceito de distância, incluindo robótica, nanoestruturas, estruturas de proteínas, astronomia, networks e big data. A intenção era justamente discutir essa ligação. “Estamos trazendo cientistas com experiência em interdisciplinaridade. A ideia é fazer com que eles tragam suas práticas e interajam com a plateia, conversando sobre diferentes problemas de maneira mais informal, mas não menos reflexiva", ressalta o professor do Departamento de Matemática Aplicada Carlile Lavor, que, juntamente com o professor do Departamento de Matemática Marcelo Firer, são os organizadores desse evento.

A finalidade deste Workshop é trazer para o Instituto problemas de várias áreas do conhecimento. Carlile Lavor conta que o Imecc trouxe para suas instalações pesquisadores do Brasil e do mundo, e que a ligação é feita através da matemática e do conceito de distância, principal objeto dessa disciplina.

Segundo esse professor, há problemas em robótica que matematicamente podem ser representados de uma maneira bastante parecida com problemas de nanotecnologia. “Há problemas de dimensão não tão microscópicas mas que matematicamente podem ser representados de uma forma semelhante usando-se a ferramenta da Matemática”, descreve. "Há problemas em nanotecnologia, em robótica e, se quisermos ampliar a escala, em astrometria. " A astrometria é o ramo da Astronomia que lida com a posição das estrelas e outros corpos celestiais, suas distâncias e movimentos.

Na área de humanas, ele comenta que, no ano passado, foi organizado um workshop, como este, em plena floresta amazônica, tendo como convidado um psicólogo matemático. “Desta forma, existem problemas em Psicologia que podem ser representados através da Matemática, dentro da geometria em distâncias. Veja que até a própria psicologia pode se beneficiar”, salienta Carlile Lavor.

De acordo com o docente, o Imecc tem procurado se inserir nessas iniciativas interdisciplinares e tem feito um grande esforço para se integrar mais com a Universidade e com outros centros de pesquisa do país e do exterior. “Os problemas atuais estão exigindo essa conexão, na qual ainda estamos apenas caminhando. Que o Imecc possa se unir a outros pesquisadores com formações distintas para resolver problemas. Afinal, problema complexo não respeita fronteira", realça.

Conforme ele, esse evento se reveste de grande importância por diversos motivos: por conseguir trazer para as dependências do Imecc pesquisadores renomados, fazer o contato dos alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores com esses especialistas, e fazer a integração com problemas de outras áreas, não apenas estritamente matemáticos.

Para o professor Marcelo Firer, a Matemática, inclusive por causa da Computação, começa a ter uma relação profícua com muitas áreas. “Hoje em dia é impossível pensar em economia sem uma inserção forte da Matemática em uma série de problemas, em Biologia e em Computação, por exemplo”, aponta. "É uma relação de duas vias: a matemática está sendo capaz de contribuir para a solução de problemas de outras áreas e outras áreas tendo a capacidade de propor novos problemas para a Matemática, e inclusive muitas vezes servindo até como uma espécie de laboratório."