Medidas para enfrentar
desabastecimento de água

22/10/2014 - 14:52

Diante da atual crise no abastecimento de água enfrentada pelo Estado de São Paulo, a Unicamp vem a público informar que está tomando medidas para garantir o pleno funcionamento de suas atividades de ensino e pesquisa, bem como o atendimento público na área de saúde. A estratégia adotada pela Universidade envolve duas frentes de ação, coordenadas pela Prefeitura do Campus: conscientização da comunidade interna sobre o consumo racional de água e ações de natureza técnica para evitar o desperdício. Entre as medidas em andamento, destacam-se:

Programa Pró-Água, que já realizou diversas ações como detecção e conserto de vazamentos, incluindo a instalação de 2.347 componentes economizadores, dos quais 1.897 foram torneiras de lavatório e 450 válvulas de mictório. Estas iniciativas representaram uma economia significativa de água para a Universidade.

Projeto Piloto no Prédio da Reitoria I, onde as bacias sanitárias e sistemas de descarga existentes nos banheiros que gastavam em torno de 12 a 20 litros/fluxo (descarga), foram substituídos por modelos que utilizam 6 litros/fluxo de água. Esta ação gerou uma economia mensal de 26% no consumo de água no prédio.

Plano de instalação de arejadores de lavatórios supereconômicos em todas as unidades e órgãos do campus, que utilizam 1,8 litros por minuto de água em substituição aos modelos antigos, que gastam 6 litros por minuto. Este plano visa economizar em torno de 30% de água e envolve a aquisição 1.400 componentes.

Aquisição de aproximadamente 100 hidrômetros para individualizar e mensurar o consumo de água dos prédios. Técnicos da Prefeitura do campus efetuam a leitura periódica nos hidrômetros dos prédios a fim de identificar consumo excessivo.

Intensificação do Programa de Caça Vazamentos, que realiza a leitura aos sábados nos hidrômetros de prédios fechados para identificar vazamentos na rede de água bem como nas caixas de esgoto. A verificação é feita por uma equipe de técnicos, que identifica eventuais avarias visíveis e providencia os reparos necessários.  Em caso de suspeita de vazamento não visível, a equipe conta com um Geofone Eletrônico Digital, que localiza vazamentos ocultos.

A Prefeitura do campus também utiliza água proveniente de afloramentos e barramentos parra irrigação, economizando água potável. Também está em fase avançada uma iniciativa para aquisição de água de reuso junto a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

Uso racional
No que diz respeito à conscientização do uso racional de água, a Prefeitura está divulgando junto às unidades e órgãos da universidade a campanha “Faça a sua parte”, por meio da qual alerta a comunidade interna para a adoção de medidas de economia, conforme segue:

• Feche bem as torneiras. Uma torneira mal fechada com uma abertura de 2mm desperdiça cerca de 4.500 litros de água por dia.

• Instale/troque suas torneiras para modelos com temporizador e fechamento automático.

• Mantenha as torneiras reguladas. Uma torneira gotejando gasta em média 46 litros de água por dia!

• Instale/troque em suas torneiras arejadores econômicos (economizam mais de 50% do volume de água).

• Não tome banhos demorados.

• Ao verificar torneiras internas, bacia com caixa acoplada ou válvula de descarga vazando solicite manutenção (diretamente à sua unidade ou à Divisão de Manutenção da Prefeitura).

• Ao verificar torneiras externas, cavalete de hidrômetro ou hidrantes vazando solicite manutenção à Divisão de Sistemas da Prefeitura.

• Não realize varrição com água.

• Não realize irrigação com água potável. Entre em contato com a Divisão de Meio Ambiente que utiliza água captada da lagoa da Universidade.

Cuidado contínuo
Importante destacar que desde 1999 a Unicamp atua em diversas frentes visando combater o desperdício e minimizar o custo com o abastecimento de água no campus. Dentre as medidas adotadas estão a perfuração de novos poços profundos, implantação de novas tecnologias economizadoras e monitoramento constante através do projeto caça-vazamentos.

Todas estas ações trouxeram ao longo dos últimos anos uma significativa redução no consumo de água. Inicialmente, essa redução chegou a 45% e, atualmente, após 13 anos de acompanhamento continuo, a Universidade registra o mesmo volume de consumo de 1999, enquanto a área construída no campus alcançou crescimento de 20% no mesmo período.

Reitoria da Unicamp
22 de outubro de 2014