Aberto o 22º Congresso
de Iniciação Científica

22/10/2014 - 17:30

/
Abertura do 22º Congresso de Iniciação Científica

Abertura do 22º Congresso de Iniciação Científica

Autoridades presentes ao Centro de Convenções

Autoridades presentes ao Centro de Convenções

Está aberto o 22º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, agora reformatado com palestras de pesquisadores reconhecidos em diferentes áreas do conhecimento em seus três dias de duração, ministradas antes das exposições dos trabalhos dos alunos de graduação. Esta edição apresenta 1.348 projetos elaborados por 1.485 alunos e que foram submetidos a um comitê interno de avaliação composto por 39 docentes, por um comitê externo do CNPq com outros 28 docentes, somando-se 500 doutorandos e pós-doutorandos que atuaram como avaliadores. A expectativa é de que o evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) atraia uma média de 1.200 visitantes por dia, até sexta-feira, ao Centro de Convenções e ao Ginásio Multisciplinar da Unicamp. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira. 

O Congresso é a forma de tornar públicas as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), através do qual a PRP obtém uma cota de bolsas do CNPq e, em contrapartida, concede também a sua cota através do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Os principais impactos do programa são a melhor preparação para a pós-graduação e o desenvolvimento do raciocínio independente, da criatividade e de método no tratamento de novos problemas que esta experiência proporciona aos estudantes envolvidos. 

O mote para o 22º Congresso é “Venha participar do futuro da pesquisa da Unicamp”, que na opinião do professor Fernando Coelho, coordenador do Pibic e assessor da PRP, é uma escolha bastante apropriada pelo fato de a iniciação científica ser realmente o futuro da pesquisa da Universidade. “Tudo começa por aí. É através da iniciação científica que fortalecemos os laços com os alunos e a formação que podemos lhes oferecer. É um enorme prazer ver o auditório cheio para um evento que sem dúvida é um dos maiores do país. E estamos prometendo surpresas [sua internacionalização] para o ano que vem, para que seja um marco nas atividades de ensino e pesquisa na Universidade.” 

O professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade, recepcionando os alunos também em nome do reitor José Tadeu Jorge, disse que o Congresso de Iniciação Científica é um dos eventos mais importantes da Unicamp e que vem crescendo a cada ano, não apenas em termos de participação de alunos, mas sobretudo em relação à qualidade dos trabalhos. “Essa experiência científica será marcante para muitos alunos e possivelmente decidirá o futuro de suas vidas. Aqui começam a ser forjados cientistas, profissionais qualificados e reconhecidos pelo mercado de trabalho, e também empreendedores que vão se destacar em diferentes ramos. Pesquisa e inovação têm uma estreita e saudável relação com a questão do empreendedorismo, tema das palestras de hoje.” 

Para a professora Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa e anfitriã do evento, o Pibic é a semente da pesquisa na Unicamp, que tem este ambiente consolidado graças também ao trabalho dos alunos de graduação que estão se tornando profissionais. “O interesse pelo Congresso é crescente tanto por parte dos alunos como dos docentes, o que tem feito uma diferença enorme no perfil da nossa Universidade. O evento já faz parte da nossa cultura e é muito bom ver os alunos se mobilizando em busca de orientadores para se envolver nas pesquisas de laboratório. Isso gera uma vitalidade muito grande para a Universidade e para a formação profissional.” 

O professor Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação, afirma que a importância do evento está em direcionar os alunos para todas as fases da pesquisa científica – elaboração, execução e divulgação do projeto – e anuncia outra provável mudança para a próxima edição. “Estamos trabalhando juntamente com o SAE em um projeto que permita a migração das bolsas assistenciais para bolsas que privilegiem atividades científicas. Alunos já agraciados pelo critério social receberiam uma complementação para sua inserção na iniciação científica por mérito acadêmico.” 

Exposição e premiação
Os 20 melhores trabalhos apresentados no 22º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp receberão uma importância em dinheiro, no valor de R$ 3 mil, e participarão de evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As exposições de painéis serão realizadas a partir das 16 horas, no Ginásio Multidisciplinar: na quarta, 474 trabalhos das áreas de Artes e Tecnológicas; na quinta, 438 de Exatas e de Humanas; e na sexta, 436 da área de Biológicas. As palestras, diárias, estão marcadas para as 14 horas, no Centro de Convenções.

Veja como foi a participação da Inova no evento