LAP lança livro infantil
abordando a arqueologia

21/10/2014 - 12:05

O Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) da Unicamp acaba de lançar o livro infantil Arqueologia: uma atividade muito divertida. A obra, escrita pela historiadora Raquel dos Santos Funari, contou com o apoio de pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O financiamento foi do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O livro, que teve tiragem inicial de 1.500 exemplares, é repleto de ilustrações e traz conceitos da arqueologia e das metodologias de pesquisa empregadas pela área. O volume foi distribuído gratuitamente aos estudantes do 6º ano de escolas públicas dos municípios de Campinas, Alfenas e Pelotas durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada entre os últimos dias 13 e 19 de outubro.

O objetivo da iniciativa é promover o diálogo entre a Arqueologia Pública e a Divulgação Científica, de modo a atingir especialmente o público infantil. Segundo uma das idealizadoras do projeto, a jornalista e mestre em Divulgação Científica Glória Tega, o livro tem o intuito de difundir o tema inicialmente para as crianças, mas também pretende despertar a curiosidade dos adultos. “A arqueologia é pouco difundida no Brasil e não só as crianças a confundem com paleontologia e antropologia", aponta.

Embora a divulgação sobre arqueologia seja pouco explorada, há grande curiosidade pelo assunto, e o livro pretende preencher essa lacuna trazendo o contexto brasileiro de pesquisa e atuação profissional, explicando desde o trabalho de campo, passando pelos laboratórios e chegando aos museus. Além disso, a obra trata também sobre a formação em arqueologia, áreas de pesquisa e suas diversas implicações, como o estudo de pinturas rupestres, peças cerâmicas e de tecnologias líticas, além de abordagens específicas como a arqueologia subaquática e histórica.

O Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) está sediado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp. Coordenado pelo professor Pedro Paulo Funari, o LAP busca a construção e a divulgação do conhecimento arqueológico sempre em diálogo com a sociedade.