Sexteto Carlos
Gomes em
apresentação
única na
Casa do Lago

20/10/2014 - 11:09

Sexteto Carlos Gomes
Com releituras criativas de obras de Tom Jobim, Dizzy Gillespie, Ary Barroso, maestro Duda, entre outros mestres da composição, o Sexteto Carlos Gomes faz apresentação única em Campinas, no próximo dia 23, quinta-feira, às 19 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, da Unicamp, com entrada gratuita. Criadoemnovembrode2010, ogrupo é formado por Samuelde Almeida Proença e EmersodAlmeidCastro (trompetes), Marco Antônio de Almeida Júnior (barítono horn), RafaeMendes  (trombone/eufônio), Fransoel Decarli(trombone baixo) e Renato deSouza(bateria epercussão).

Embora tenha uma formação clássica de quinteto de metais, o conjunto substituiu a trompae atubapeloeufônioe trombone-baixo,respectivamente, e acrescentou a bateria para destacar a interpretação do repertório brasileiro. Os integrantes do Sexteto Carlos Gomes são integrantes das melhores orquestras e bandas dointerior do Estado de São Paulo,como a Orquestra Sinfônica Municipalde Campinas, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, a Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa e a Orquestrade Sopros deTatuíEm 2012 o Sexteto participou do Projeto do Sesi, com apresentações em várias cidades do interior paulista.

Os integrantes
Samuelde Almeida Proença (trompete) iniciou seus estudos musicais com o violoncelo, no  Conservatório  Dramáticoe  Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí (SãoPaulo), posteriormente mudou para o trompete. Frequentou a Escola de Música eBelas Artes dParaná,em Curitiba,completando seu trabalho de Bacharelem Música, com ênfase em trompete.

Estudou com o renomado trompetista Fred Mills (fundador do Canadian Brass), na UGA, University of Georgia, nos EstadosUnidos, ondecompletou seu mestrado em Música, com ênfase em trompete. Atualmente é músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

Emerson de Almeida Castro (trompete) é formado em trompete erudito no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí (São Paulo). Iniciou seus estudos de trompete na Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, em 1994. Participou de masterclass, dentre elas as ministradas por Fred Mills (trompetista e fundador do renomado quinteto de metais Canadian Brass) e Charles Schlueter (ex-principal trompete da Boston Symphony Orchestra). Atualmente  é  músico    da   Banda   Sinfônica Municipal de Nova Odessa e da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré.

Marco Antônio de Almeida Júnior (barítono horn), nascido em Americana (SP), é bacharel em Eufônio (bombardino) pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Iniciou seus estudos de eufônio aos 10 anos de idade, tocando na igreja com seu pai. Aos 11 anos ingressou na Escola de Música Heitor Villa-Lobos, em Americana. Com 13 anos passou a ter aulas no Projeto Unibanda da Unicamp. Atualmente é músico na Orquestra de Sopros de Tatuí (chefe de naipe), na Banda Sinfônica Municipal de Sumaré, na Banda Sinfônica Municipal de Americana, no Quarteto Eufonismo e no Sexteto Carlos Gomes.

Rafael Mendes (trombone/Eufônio). Nascido na cidade de Nova Odessa, começou seus estudos musicais na Igreja Assembleia de Deus da referida cidade. Teve como professores, Rogério Souza Lima, Divair Moreira, Edmilson Durães e Wilson Dias. Foi vencedor do concurso nacional “Prelúdio”, transmitido ao vivo pela TV Cultura, em 2008. Foi 3º colocado na 5ª edição do Prêmio Weril, finalista do concurso nacional Furnas Geração Musical, em 2006. Foi semifinalista da International Tuba and Euphonium Competition (principal no mundo ), realizada em 2012, em Linz – Áustria. Atualmente é músico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, professor de Metais na Comunidade Suíça “Helvetia” de Indaiatuba e artista e Besson/Buffet Crampon.

Fransoel Decarli (trombone-baixo) iniciou seus estudos em trombone e teoria musical com o professor Edison Penteado, na Banda Marcial do Colégio São Carlos. Graduou-se bacharel em Trombone em 2007 pela Unicamp, orientado pelo professor Robson de Nadai (principal trombone da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas). Participou de grupos como Orquestra Sinfônica Jovem da Unicamp, Orquestra Sinfônica Jovem de Atibaia, e da Orquestra de Metais da Unicamp. Atualmente é músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, do grupo Metallumfonia, do Quarteto Trombonaria e do Sexteto Carlos Gomes.

Renato de Souza (bateria e percussão). Natural de Nova Odessa, iniciou seus estudos musicais em 1991 com o professor Pedro César Zoppi, em Americana. É licenciado em música pela Faculdade Unimep de Piracicaba.   Também   foi   aluno   de   bateria   e percussão   erudita   no   Conservatório   Dramático   e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Teve aulas com professores renomados no cenário nacional e internacional,   entre   eles,   Jayme   Pladevall,   Magno Bissoli, Ramon Montagner, Luis Marcos Caldana, Cleber Almeida, Lilian Carmona, Edu Ribeiro, Edson Quesada e Kiko Freitas. Atualmente é músico da Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, da Banda Sinfônica Municipal de Sumaré, e do Sexteto Carlos Gomes.

Programa
- Fanfare "La Peri" - Paul Dukas
Arranged by Wayne Barrington

- Amazing Grace
Arranged by Luther Henderson

- Kansas City Blues
Arranged by Rand Skelton

-Fly to the Moon - Bart Howard
Arranged by Jack Gale

- A Night in Tunisia - Dizzy Gillespie
Arranged by Thomas Huber

- Jive for Five - Paul Nagle

- Medley Tom Jobim
Dindi-Chega de Saudades- Samba de Uma Nota Só - Wave
Arranged by Jonatas de Santana

- Temas Nordestinos - Duda
Suite (Bruno-Melissa-Rafael)

- Aquarela do Brasil - Ary Barroso
Arragend by Duda

Serviço
Sexteto Carlos Gomes
Quando: 23 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Onde: Casa do Lago (Unicamp)
Entrada gratuita

Adicionar comentário