Doutoranda da FEA fica com segunda
colocação no Prêmio Josué de Castro

20/10/2014 - 11:39

/
Claudia (à esq.) e Marise (ao centro): certificados

Claudia (à esq.) e Marise (ao centro): certificados

Solenidade de entrega do prêmio em SP

Solenidade de entrega do prêmio em SP

Um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) sobre redução de sódio (50%) em salsichas populares, amplamente consumidas pela população brasileira, ficou com a segunda colocação no Prêmio Josué de Castro. De autoria de Claudia Nakamura Horita, aluna de doutorado da Unicamp, o trabalho foi orientado pela professora Marise A.R. Pollonio. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 16 deste mês no salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Claudia e sua orientadora receberam um certificado de reconhecimento do Governo do Estado.

De acordo com Marise A.R. Pollonio, esse trabalho deve despertar um grande interesse do público em geral, devido sobretudo às questões de saúde pública que levanta. “Este prêmio é um reconhecimento para a pesquisa nacional e para a Unicamp, na área de Segurança Alimentar”, afirma. Em trabalho anterior, de mestrado, a engenheira de alimentos conseguiu reduzir em 50% a quantidade de cloreto de sódio presente na mortadela, além de deixar, ao final, o produto com apenas 10% de gordura. Leia a entrevista de Claudia para o Jornal da Unicamp.

O Prêmio Josué de Castro contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional. Josué de Castro nasceu em Recife. Tornou-se médico e dedicou sua vida ao estudo do fenômeno da fome. Escreveu mais de 40 livros, além dos diversos artigos e estudos. Foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Sua obra mais destacada é Geografia da Fome. Nela, Josué, que também era geógrafo, mapeou a fome no Brasil e apontou os focos das diferentes formas de desnutrição.