5ª Volta da Unicamp
reúne 4 mil pessoas

20/10/2014 - 14:00

Largada da prova

Mais de quatro mil pessoas estiveram no campus de Barão Geraldo no domingo (19) para participar da 5ª edição da Volta da Unicamp, evento que contemplou corridas de 5 e 10 Km e uma caminhada de 5 Km. A rua Érico Veríssimo, em frente ao prédio da Faculdade de Educação Física (FEF), foi o ponto de partida e da chegada. A atividade teve o acompanhamento da Federação Paulista de Atletismo. Antes do início das provas, os participantes realizaram um aquecimento no estacionamento em frente à FEF.

75 fotos da Volta    Premiação   Vídeo

Na largada, acertando o cronômetro

Organizada anualmente desde 2010, a 5ª Volta da Unicamp já é considerada uma tradição no campus. Ela tem reunido dirigentes da Unicamp, adolescentes, simpatizantes do esporte, atletas, moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e de cidades do interior. Os primeiros colocados na prova de 10 Km foram João Roberto Farias dos Santos e Adriana Schwindt Campos Kohn Bur. Na corrida de 5Km Anisio Rodrigues Filho e Camila Zago Castelli.

"Esse evento é uma das coisas mais interessantes que temos hoje. Ele está, a cada dia, se consolidando e tendo uma boa aceitação da comunidade. Não temos mais dúvidas em dizer que ele tem que ser um evento oficial da Unicamp e que deve ser inserido no calendário oficial da Universidade. Nós temos uma qualidade enorme pelo potencial, pelo período escolhido, pela capacidade técnica-científica instalada e o envolvimento de todas as instituições e órgãos para fazer, a cada dia, um evento melhor", afirmou Paulo Cesar Montagner, chefe de Gabinete da Reitoria.

Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação

Um dos participantes foi Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação da Unicamp. Ele disse que o evento é muito proveitoso para as pessoas. "Ele nos motiva a praticar atividades físicas e isso é benéfico para a saúde. Certamente, muitos, como eu, que estão aqui pela primeira vez, devem voltar novamente no ano que vem para correr os 5 ou os 10 quilômetros".

O policial rodoviário aposentado Luiz Bifon, morador do bairro Swift, de Campinas, é um dos que voltaram ao campus para a sua segunda corrida de 10 Km. Aos 62 anos de idade, o italiano esperava, antes do início da competição, conseguir uma boa colocação. Bifon é casado com a funcionária Elza Setsuko Hosaka Bifon, da Diretoria Geral da Administração (DGA). Identificado com o número 372, ele já participou da São Silvestre e disse que a atividade física funciona como elemento de integração.

Em busca dos 5 e 10 quilômetros

Para a Volta da Unicamp a organização contou com uma estrutura composta por ambulância de resgate (UTI Móvel) e suporte do Hospital de Clínicas (HC). Outra ação foi tomada em virtude das altas temperaturas. Ao longo do percurso foram instalados três pontos de hidratação.

(Da esq. para a dir.) Os organizadores da Volta da Unicamp: Gledson, Thiago e José Vítor

Thiago Guedes Russomano, doutor em Educação Física pela Unicamp e um dos organizadores do evento, explicou que a atividade contempla três eixos de ações, que estão voltados à ciência, à saúde e à sustentabilidade.  Para ele, a Volta da Unicamp serve de ponte entre a universidade e a comunidade. “É uma ação de extensão que traz a comunidade de Campinas e região para dentro do campus". José Vítor Vieira Salgado, mestre em Educação Física na Área de Ciência do Desporto da FEF, e Gledson Moreira Kawasaki, aluno da FEF, também organizaram o evento.

A 5ª Volta Unicamp contou com apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Faculdade de Educação Física (FEF), Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), Laboratório de Bioquímica do Exercício (Labex), entre outras unidades da universidade e patrocinadores. Ao final do evento, a Banda Aurora For Rock executou músicas dos anos 60, 70 e 80. Todos os participantes receberam medalhas.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Tempo: 00:22:41

3º lugar -  Thais Ferri Petta
Tempo: 00:23:02