Semana
de C&T
como
instrumento
de inclusão

17/10/2014 - 15:38

/
Oficina do desafio durante evento no MC

Oficina do desafio durante evento no MC

Leandra (esq.) e Carol (ao fundo)

Leandra (esq.) e Carol (ao fundo)

Monitores durante atividade

Monitores durante atividade

A monitora Agnes Navarro

A monitora Agnes Navarro

Valquiria Garcia e Georgia Martins

Valquiria Garcia e Georgia Martins

Logo na entrada um caminhão pintado de verde limão centraliza ao seu redor uma turminha animada. Eles aguardam dos ‘marceneiros’, com suas máquinas que cortam e colam compensados, MDFs e reciclados, os materiais para o desafio. No caso de Leandra e Carol, as mais falantes de um grupo de sete crianças, será uma montanha russa dentro de um vulcão [?]. “Gostamos dessa ideia de fazer uma montanha russa dentro de um vulcão. Primeiro, a gente ia fazer a montanha russa dentro de uma casa, mas depois eu tive a ideia e todo mundo, todo mundo mesmo, concordou”, justifica a pequena Leandra, entusiasmada com a atividade. 

A monitora Agnes Navarro Cabral da Silva explica com mais clareza a ideia da Oficina do Desafio, realizada no Museu de Ciências (MC) da Unicamp como uma das mais de 50 atividades que integram a 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, sediada pela primeira vez na Unicamp. “O desafio para esta atividade é fazer uma atração inovadora para atrair pessoas para um parque de diversões que está falindo. A filha do dono deste parque propôs a estas crianças que fizessem, portanto, um brinquedo que ainda não existe para chamar mais público para o local. O objetivo é estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o uso de materiais reciclados. É uma atividade simples, mas muito enriquecedora”, avalia a monitora, aluna da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. 

Além da Oficina do Desafio, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que termina no próximo domingo (19), conta com uma série de atividades, voltadas tanto a crianças e jovens de escolas municipais e estaduais, como ao público adulto. A proposta do evento, realizando concomitantemente à 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia como instrumentos de inclusão e transformação social. A semana, realizada no MC, tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. 

“O objetivo é popularizar a ciência, despertando, sobretudo em crianças e jovens, a curiosidade e o desejo para uma carreira em ciência e tecnologia. Há uma mobilização nacional, que acontece em cada região em parceria com institutos, escolas e universidades. No caso de Campinas, há um entendimento estabelecido por uma lei municipal que comemora a semana nacional junto com a semana municipal. O balanço até aqui é muito positivo”, avalia Valquiria Garcia coordenadora do evento e assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Conforme Georgia Carolina Carvalho, gestora educacional do Museu de Ciências, participaram até o momento das atividades mais de 1,5 mil pessoas, principalmente crianças e jovens. Cinco tendas instaladas no MC asseguram diversas atividades simultâneas ao público. Em uma delas acontece a 1ª Expociatec, com trabalhos das empresas incubadas na Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec). Também há um espaço destinado às instituições tradicionais de C&T, como forma de promover a articulação entre elas e a iniciativa privada, os gestores públicos e a sociedade.  Atividades regulares do MC como a exposição Nanoaventura, a Praça Tempo Espaço e a Oficina Desafio também são bastante procuradas. Há, ainda, exposições, palestras e atividades lúdicas. 

A abertura aconteceu da semana aconteceu no dia 13 de outubro. Em âmbito municipal, o evento é coordenada pela Prefeitura de Campinas e organizado pela Unicamp e pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). No plano nacional, a coordenação é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).