Instituto de Química recebe Certificado de
Acreditação da Royal Society of Chemistry

17/10/2014 - 16:20

/
Certificado de Acreditação é entregue ao IQ

Certificado de Acreditação é entregue ao IQ

Helen Driver, da Royal Society of Chemistry

Helen Driver, da Royal Society of Chemistry

Mesa de autoridades na cerimônia de entrega

Mesa de autoridades na cerimônia de entrega

Aconteceu na manhã desta sexta-feira a cerimônia de entrega do Certificado de Acreditação para o Curso de Química da Unicamp, concedido pela Royal Society of Chemistry (RSC), uma das mais importantes organizações europeias de apoio às ciências químicas. O evento no auditório Inés Joekes, do Instituto de Química (IQ), contou com as presenças de Helen Driver, manager de Desenvolvimento Internacional do RSC, e Elizabeth Magalhães, manager da entidade no Brasil. Elas compuseram a mesa com os professores Teresa Atvars, pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário, Lauro Tatsuo Kubota, diretor do IQ, e Watson Loh, ex-diretor em cuja gestão se iniciou o processo de Acreditação, e também com Pierry Coudry, cônsul honorário da Grã-Bretanha em Campinas. 

O professor Lauro Kubota disse que a honraria concedida por uma entidade como a RSC representa um selo de qualidade do curso oferecido pela Unicamp e abre portas para que os estudantes participem de estágios e intercâmbios com instituições de ensino e pesquisa da Europa. “O certificado descortina um horizonte bastante grande, pois poderemos desenvolver colaborações em nível de igualdade com qualquer instituição de ponta do exterior. Além disso, vai possibilitar que os alunos aqui formados possam trabalhar na Inglaterra e em outras partes da Europa sem necessidade de passar pelo processo de convalidação do diploma.” 

Segundo Lauro Kubota, o curso do Instituto de Química da Unicamp é o primeiro entre as universidades estaduais paulistas a obter a certificação da entidade europeia. Helen Driver, que fez uma breve explanação sobre os objetivos e atividades da Royal Society of Chemistry através de vários escritórios espalhados pelo mundo, disse que a outra instituição brasileira contemplada com a Acreditação é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

No caso do IQ, o processo vinha tramitando há vários meses, envolvendo a análise de documentos encaminhados pela unidade à RSC, que por sua vez enviou representantes para conhecer in loco a infraestrutura e entrevistar alunos e professores em relação à grade curricular. Este processo de avaliação, segundo o diretor da unidade, precisa ser repetido de tempos em tempos. “Apesar de o nosso curso ser muito bem avaliado em todos os aspectos, sempre há espaço para aperfeiçoamento. O nosso currículo, por exemplo, deve sofrer mudanças, no sentido de torná-lo um pouco mais enxuto”, adiantou Kubota. 

Manlio de Augustinis, presidente do Conselho Regional de Química – 4ª Região, enalteceu o IQ da Unicamp como modelo na formação de químicos para a área industrial, desejando que a Acreditação pela RSC se mantenha continuamente. “Temos 80 mil profissionais em atividade registrados no Conselho Regional, em aproximadamente 14 mil empresas, o que representa cerca de metade do que temos no Brasil, tanto no número de químicos como de empresas. A área de química contribui com perto de 60% do PIB industrial brasileiro. Existem 860 cursos no Estado de São Paulo, o que mostra a importância da Unicamp e das outras instituições paulistas no cenário acadêmico e industrial.”