Peça radiofônica
a docente do IA

15/10/2014 - 06:45

Premiação no México com docente da Unicamp

Uma homenagem ao artista brasileiro Décio Pignatari (1927-2012), em forma de peça radiofônica, rendeu ao professor da Unicamp José Augusto Mannis e à docente Janete El Haouli, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o prêmio no Concurso Internacional de Produções Radiofônicas.

O evento, ocorrido entre 6 e 10 de outubro, integrou a 10ª Bienal Internacional de Rádio do México, e é um dos mais importantes da área, em âmbito mundial. O docente do Instituto de Artes (IA) da Unicamp foi premiado na categoria Radioarte. Concorreram trabalhos de 19 países, entre os quais Argentina, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, México, Portugal e Reino Unido.

“Trata-se de um programa em homenagem a toda obra poética do Décio Pignatari, que foi professor visitante da Unicamp e cuja obra é importante para o país. A peça que fizemos traz a voz dele recitando suas poesias, além de músicas que foram inspiradas na sua obra”, explica o professor do IA.

“É um dos mais conceituados prêmios internacionais de rádio. Concorreram muitos países, com tradição radiofônica mundial, como França e Alemanha. Esta distinção significa um reconhecimento aos trabalhos experimentais do IA da Unicamp, demonstrando que a nossa produção está no estado da arte do fazer radiofônico mundial”, comemorou José Augusto Mannis.

De acordo com a organização do prêmio, a categoria Radioarte tem o objetivo de estimular a criatividade e a arte através do rádio, abrindo novos caminhos de expressão e de convergência entre expressões artísticas, tecnologias contemporâneas e processos simbólicos atuais.

O prêmio também contemplou trabalhos em outras nove categorias: Radiodrama; Jornalismo investigativo; Magazine rádio; análise; Programa para crianças; Programa comunitário; Programa produzido por alunos; e Inclusão social e construção da cidadania. No total, foram mais de 980 produções inscritas.