Workshop aborda estratégias e ética para
publicação em periódicos internacionais

08/10/2014 - 11:25

/
Carolina da Silva, da Wiley

Carolina da Silva, da Wiley

Workshop na Biblioteca Central

Workshop na Biblioteca Central

Regiane Eliel, do SBU

Regiane Eliel, do SBU

A quantidade e qualidade da pesquisa científica nacional em contraposição às barreiras para publicação em periódicos de impacto internacional motivaram o Workshop Wiley, realizado nesta quarta-feira (8) no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). O evento, que tratou das estratégias e ética para publicação em periódicos internacionais, foi ministrado pelos publishers da editora americana Wiley, uma das três maiores do mundo.

“O mercado de pesquisa no Brasil está crescendo muito e a qualidade da ciência brasileira tem aumentado bastante. A ideia, portanto, é tentar incentivar os pesquisadores brasileiros a publicarem a pesquisa feita aqui em periódicos internacionais. Ainda tem muitos pesquisadores brasileiros que só publicam em periódicos nacionais e a visibilidade e alcance desta pesquisa acaba sendo muito limitado”, expõe Carolina Novo da Silva, ex-aluna do Instituto de Química (IQ) e uma das editoras da Wiley. 

O Workshop, promovido pelo Espaço da Escrita e Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), reuniu pesquisadores e docentes da Unicamp. Entre os assuntos tratados, estão técnicas, critérios, padrões éticos e fatores de sucesso para publicação de artigos em periódicos internacionais. Além de Carolina da Silva, também participaram Kurt Albertine e Sandro Gonçalves, ambos da Wiley. A coordenadora da SBU, Regiane Alcantara Eliel, fez uma breve apresentação, dando as boas-vindas ao público.