Unicamp sedia Semana
de Ciência e Tecnologia

08/10/2014 - 15:58

Entrada principal da Unicamp, com informações da Semana de C&T
A Unicamp sediará, de 13 a 19 de outubro, a 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá concomitantemente à 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura das atividades será às 9h do dia 13, no Museu Exploratório de Ciências (MC), e contará com a presença de autoridades municipais e da Universidade. Em âmbito municipal, a Semana de C&T é coordenada pela Prefeitura de Campinas. A organização é da Unicamp, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), que reúne as principais instituições do setor. No plano nacional, a coordenação é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Este ano, a Semana de C&T terá como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia como instrumentos de inclusão e transformação social. Em Campinas, as atividades estarão concentradas em uma mostra, que será realizada no MC. Cinco tendas instaladas no local abrigarão atividades simultâneas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Em uma das tendas acontecerá a 1ª Expociatec, com o objetivo de apresentar o trabalho das empresas incubadas na Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec). Também haverá um espaço destinado às instituições tradicionais de C&T, como forma de promover a articulação entre elas e a iniciativa privada, os gestores públicos e a sociedade.  Além dessas atividades, o MC também oferecerá diversas atrações ao público interessado em ciência.

As atividades regulares do museu como a exposição Nanoaventura, a Praça Tempo Espaço e a Oficina Desafio estarão à disposição dos interessados. Também estão confirmadas a Exposição Água de Reuso, organizada pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), e atividades lúdicas promovidas pelo Ci&T e Clickideia, que têm como foco o público infanto-juvenil, com o propósito de despertar o interesse desse segmento pela área da tecnologia.

Ernesto Kemp, diretor do MCO diretor do Museu Exploratório de Ciências, professor Ernesto Kemp, diz que “aqui no museu nós teremos tendas nas quais estarão expostas tecnologias desenvolvidas por instituições de pesquisa de Campinas. Também teremos uma exposição sobre energia, tratando dos diversos métodos de geração".

Durante a semana, ocorrerão ainda programações complementares, como workshops, palestras e visitas de escolas a diversas instituições, como a Informática dos Municípios Associados (IMA), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

No dia 18, sábado, será realizado no Ciclo Básico II da Unicamp, das 8h às 15h, o 12º Encontro da Cidadania, promovido pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI Campinas). Tanto no sábado quanto no domingo, o caminhão da Oficina Desafio do Museu de Ciências da Unicamp estará estacionado no Largo do Rosário, no Centro de Campinas. Em 2013, a Semana Municipal de C&T contou com atividades centralizadas na Lagoa do Taquaral, que receberam um público de cerca de 5 mil crianças e adolescentes.