Fórum debate as vantagens
geradas pela “saúde enxuta”

08/10/2014 - 15:37

O Lean Healthcare (saúde enxuta, em tradução livre), modelo de gestão aplicado à área da saúde, esteve no centro dos debates dos Fóruns Permanentes, durante esta quarta-feira (8), no auditório do Centro de Convenções da Unicamp. Organizado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o 3º Fórum de Lean Healthcare: Inovação e Gestão na Saúde reuniu especialistas brasileiros para a troca de experiências na área. O principal objetivo do Lean Healthcare é promover a melhoria contínua dos processos adotados em unidades hospitalares, ampliando dessa forma a qualidade da assistência aos pacientes.

A primeira palestra do dia foi apresentada pelo oncologista Carlos Frederico Pinto, do Instituto de Oncologia do Vale (IOV). De acordo com ele, o IOV adotou os princípios do Lean Healthcare há cinco anos. De lá para cá, disse, houve uma significativa melhora em diversos processos, o que resultou em economia de tempo e de materiais e aproveitamento mais racional dos recursos humanos. “O Lean é um conjunto de ferramentas que permite promover principalmente a redução de desperdícios e a ampliação da segurança. Trata-se de algo que só se aprende fazendo, e fazendo diariamente”, afirmou o palestrante.

Graças aos princípios da “saúde enxuta”, o IOV aumentou a sua capacidade de atendimento em 175% no período. Atualmente, o instituto recebe aproximadamente 2,5 mil pacientes por mês. “Além disso, os serviços também se tornaram 75% mais seguros e o tempo de espera para a pessoa se submeter a uma sessão de quimioterapia caiu de 130 minutos em 2012 para 17 minutos atualmente. Tudo isso basicamente por causa de medidas de aperfeiçoamento de fluxo, sem a necessidade de investimentos. Aliás, a ideia principal do Lean é fazer as coisas de forma simples e barata”, relatou.

Uma pesquisa feita pelo IOV para medir o nível de satisfação dos seus pacientes é reveladora dos avanços obtidos. Conforme Carlos Frederico Pinto, 94% dos consultados classificaram o atendimento do instituto como “excelente ou bom”. Durante o fórum, organizado pelo professor Li Li Min, foi lançado o livro “O que é esse tal de Lean Healthcare?”.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), professor José Marcos da Cunha; da enfermeira Isilda Sueli de Assumpção, que representou o professor Li Li Min [ele se encontrava em viagem aos Estados Unidos]; do professor Roberto Covolan, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e do médico Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, coordenador de assistência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.