Unicamp ganha quatro
Prêmios Capes de Tese

03/10/2014 - 15:52

Victor Pinheiro Feitosa e os professor Américo Bortolazzo Correr (orientador) e Mário Alexandre Coelho Sinhoreti (coorientador)

Os ganhadores do Prêmio Capes de Tese, edição 2014, foram anunciados na última quinta-feira, dia 2, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Unicamp teve quatro teses de doutorado vencedoras nas áreas de Engenharia de Alimentos, Medicina, Odontologia e Ciências Sociais. A Universidade foi premiada ainda com oito menções honrosas. A entrega dos prêmios, quando ainda serão conhecidos os vencedores por grandes áreas,  acontece no dia 10 de dezembro, em Brasília.

"A Unicamp mais uma vez se destaca no cenário de pós-graduação nacional com a obtenção de quatro prêmios de Melhor Tese e oito Menções Honrosas. Além da satisfação de vermos o reconhecimento da qualidade de nossos programas e dos trabalhos de nossos alunos e professores, o que precisamos destacar é que as várias áreas de conhecimento estão contempladas nessa lista de premiações, traduzindo a nossa ampla capacidade de ensino e pesquisa", afirma Rachel Meneguello, pró-reitora de Pós-Graduação da Unicamp.

A tese "Produção e caracterização de filmes biodegradáveis de amido e farinha de banana reforçados com nanofibras de celulose", defendida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) por Franciele Maria Pelissari Molina, uma das vencedoras, teve orientação da professora Florença Cecília Menegalli, com coorientação do professor Paulo José do Amaral Sobral. A tese "Diferenças clínicas e de Alterações Cerebrais Estruturais e Funcionais entre Epilepsias de Lobo Temporal Mesial com e sem Sinais de Esclerose Hipocampal, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), outra vencedora, foi feita por Ana Carolina Coan, com orientação do professor Fernando Cendes. Na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) foi desenvolvido o trabalho vencedor "Avaliação de monômeros funcionais ácidos com cadeias espaçadoras de diferentes hidrofilias e comprimentos", de Victor Pinheiro Feitosa (foto), com orientação do professor Américo Bortolazzo Correr e coorientação do professor Mário Alexandre Coelho Sinhoreti (leia mais). A quarta tese premiada é do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). "Para além do voto: uma narrativa sobre a democracia participativa" foi desenvolvido por Ana Claudia Chaves Teixeira, com orientação de Luciana Ferreira Tatagiba.

Todos os premiados