Alexandre Leite assume
o Instituto de Biologia

30/09/2014 - 10:45

Os ex-diretores do IB e os atuais

Alexandre Leite é conduzido à mesa diretiva

Alexandre é cumprimentado pelo reitor Tadeu

Mesa diretiva dos trabalhos

Alexandre recebe de Shirlei as chaves da nova sala

Nessa segunda-feira (29), o Instituto de Biologia (IB) da Unicamp recebeu dezenas de convidados para a cerimônia de posse do novo diretor eleito para o biênio 2014-2018, o biólogo Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira, décimo primeiro diretor do IB. O mandato começa nesta terça-feira (30). Além dos diretores da atual gestão – Shirlei Maria Recco Pimentel e Flávio Maës – e do novo diretor-associado Marcelo Brocchi, estiveram presentes na solenidade o reitor da Universidade José Tadeu Jorge, que presidiu a mesa diretiva; os pró-reitores Gláucia Maria Pastore e Luis Alberto Magna (de Pesquisa e de Graduação, respectivamente) e os convidados, representando diversos institutos e faculdades. Vídeo

Primeiramente falou a professora Shirlei Pimentel. Ela agradeceu o apoio da comunidade em sua gestão, que foi de 2010 a 2014. A docente disse que buscou fazer uma gestão inclusiva. "Tivemos acertos e erros, mas com certeza sempre foi pensando no melhor.”

Mencionou vários desafios que ela e o professor Flávio tiveram, entre eles a revisão dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, o investimento no curso de Farmácia, tarefa que vem sendo compartilhada com o Instituto de Química e a Faculdade de Ciências Médicas; o novo programa de pós-graduação em Biociências; a revisão da carreira docente; a reinauguração da biblioteca; reformas e ampliação da área física do Instituto. A docente se despediu da diretoria desejando sucesso aos novos gestores. “O IB estará em boas mãos”, garantiu. Em seguida, de forma muito bem-humorada os presenteou com as chaves das portas que por ora utilizarão.

Com a palavra, o novo diretor para o biênio 2014-2018 agradeceu o apoio recebido no pleito, afirmando ter consciência da grande responsabilidade que ele e o seu diretor-associado terão pela frente, para que a transição seja feita da melhor maneira possível. Ele ressaltou a capacidade administrativa excepcional da professora Shirlei e descreveu a honra de estar à frente de um instituto de grande magnitude. “Não temos dúvida de que continuaremos a contar com a lealdade de vocês e daqueles que nos antecederam. Sempre acreditei no trabalho honesto e duro.”

O reitor José Tadeu Jorge começou saudando os componentes da mesa diretiva. Destacou que o momento de transição entre uma gestão e outra é carregado de simbolismos, mas que é sobremodo relevante à história institucional. É um repensar que inclui uma avaliação do que foi feito, disse. “Como fazer evoluir algo que já é bom?”, perguntou e acrescentou: "Cada vez que a qualidade aumenta é mais difícil. Exige muita dedicação dos dirigentes.”

Tadeu Jorge relembrou que o IB iniciou suas atividades onde é atualmente a Diretoria Geral da Administração (DGA), local em que ele próprio teve aula em 1971. “Estamos falando em um dos primeiros alicerces a construir a Unicamp, em termos de ensino, pesquisa e extensão”, realçou. Aproveitou para fazer uma apreciação ao trabalho da professora Shirlei que, segundo o reitor, sempre teve importantes participações nos colegiados da instituição. “Sua gestão contribuiu para o IB melhorar de patamar, assim como a Unicamp”, frisou.

Ao se dirigir aos novos diretores do IB, ressaltou que amanhã estreiam na sala do Consu. “É justamente do Consu que saem as ações que sustentam a qualidade da Unicamp. Podem contar conosco. Estaremos sempre à disposição para discutir as necessidades do instituto e esperamos contar com a colaboração de vocês”, concluiu.

Os ex-dirigentes e os atuais receberam homenagens da comunidade. A professora Maria Alice da Cruz Höfling falou em nome do corpo docente e dos funcionários. “Esta foi uma gestão segura e competente. Teve um trabalho árduo e não se eximiu dos problemas”, discursou. Maria Alice comentou que o IB não é uma reunião de departamentos. É uma unidade vibrante e obstinada. Deu as boas vindas aos novos diretores e desejou que o mesmo fôego permaneça pelos próximos anos.

Ex-diretores
1967 - Zeferino Vaz designa o professor Walter Hadler para coordenar o IB, que fica no cargo até 1982. A partir de 1982, o cargo de diretor do Instituto de Biologia começou a ser preenchido através de processos de consulta à comunidade e posterior nomeação pelo reitor da Universidade.
Crodowaldo Pavan (1982-1986)
Antonio Celso Novaes de Magalhães (1986-1990)
Mohamed Habib (1990-1994)
Arício Xavier Linhares (1994-1998)