Universidades estrangeiras
procuram apoio da Unicamp

19/09/2014 - 12:16

/
Jennie Atkins, da Universidade de Windsor

Jennie Atkins, da Universidade de Windsor

Encontro de Jennie Atkins na sala da PRPG

Encontro de Jennie Atkins na sala da PRPG

Comitiva espanhola

Comitiva espanhola

Comitiva coreana

Comitiva coreana

Na última segunda-feira (15), o diretor-associado da coreana Universidade de Ulsan, Sean Park, procurou a Unicamp para discutir, com dirigentes da instituição, um programa de intercâmbio de estudantes, programa de dupla graduação (especialmente em Mecânica e Engenharia Elétrica) e programa de estágio global entre as duas partes.

Da Unicamp, participaram do encontro, na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os professores Gustavo Paim Valença, Antonio Bannwart, Peter Alexander Bleinroth Schulz, Yoon Kil Chang, Antonio Carlos Luz Libôa e Luiz Carlos Kretly. Depois desse contato, Sean Park realizou uma apresentação para alunos no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), fazendo-lhes um convite com a tema da palestra: “Estudar em Ulsan, trabalhar na Hyundai!

A Universidade de Ulsan foi fundada em 1969. Localizada no Mu-guh dong (no bairro de Mu-gah), na Coreia do Sul, a instituição atualmente registra aproximadamente 10.500 alunos. A cidade tem sido reconhecida como a cidade coreana que foi construída ao redor da base corporativa do conglomerado Hyundai multinacional.

Canadá
Jennie Atkins, diretora do Centro de Desenvolvimento de Língua Inglesa (ESL), visitou a Unicamp na última terça-feira (16), buscando parceria institucional com universidades renomadas do Brasil. A gestora foi recebida na sala da PRPG pela professora Laura Sterian, assessora da Vreri e coordenadora do Programa Ciência Sem Fronteiras (CSF), para discutirem aspectos comuns ao estabelecimento de cooperação, acordos bilaterais e intercâmbio, entre outras possibilidades. O Centro de Língua pertence à Universidade de Windsor, no Canadá.

As áreas de interesse são Business e Engenharias. A ESL oferece um programa de capacitação em Inglês de alta qualidade para proficiência em língua inglesa. Também oferece uma série de cursos de pós-graduação. Além do mais, visa proporcionar aos alunos opções de estágios remunerados e não remunerados. A ligação entre os cursos de graduação da Unicamp com um desses programas de pós-graduação pode interessar.

Espanha
Na quinta-feira (18), outro grupo também buscava cooperação com a Unicamp. Representantes do Instituto de Estudios Fiscales (Ministério da Fazenda e Administrações Públicas) da Espanha visitaram a Universidade com vistas a sondar a possibilidade de estabelecer um acordo de cooperação interinstitucional e estudar os detalhes das linhas de colaboração que podem surgir desse encontro.

A delegação foi recepcionada na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) pelo vice-reitor executivo de Relações Internacionais Luís Cortez e pelo diretor do Instituto de Economia (IE) Fernando Sarti. O grupo veio composto por José Antonio García López, assessor do ministro; Gonzalo Gomez de Liaño, chefe de Estudos do Instituto de Estudos Fiscais; Ana Raquel García Rubio, conselheira Econômica e Comercial e chefe da Embaixada da Espanha em São Paulo; além de Angel Funes Rivas, adido econômico e comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo.

A ideia é que a parceria envolva capacitação, estágios, publicações, intercâmbios acadêmicos, certificações conjuntas de programas de especialização, eventos e cursos, investigação e intercâmbio de informação, com a finalidade de cumprir os objetivos institucionais das partes envolvidas.