Universidades estrangeiras

Encontro de Jennie Atkins na sala da PRPG

Comitiva espanhola

Comitiva coreana

Na última segunda-feira (15), o diretor-associado da coreana Universidade de Ulsan, Sean Park, procurou a Unicamp para discutir, com dirigentes da instituição, um programa de intercâmbio de estudantes, programa de dupla graduação (especialmente em Mecânica e Engenharia Elétrica) e programa de estágio global entre as duas partes.

Da Unicamp, participaram do encontro, na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os professores Gustavo Paim Valença, Antonio Bannwart, Peter Alexander Bleinroth Schulz, Yoon Kil Chang, Antonio Carlos Luz Libôa e Luiz Carlos Kretly. Depois desse contato, Sean Park realizou uma apresentação para alunos no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), fazendo-lhes um convite com a tema da palestra: “Estudar em Ulsan, trabalhar na Hyundai!

A Universidade de Ulsan foi fundada em 1969. Localizada no Mu-guh dong (no bairro de Mu-gah), na Coreia do Sul, a instituição atualmente registra aproximadamente 10.500 alunos. A cidade tem sido reconhecida como a cidade coreana que foi construída ao redor da base corporativa do conglomerado Hyundai multinacional.

Canadá
Jennie Atkins, diretora do Centro de Desenvolvimento de Língua Inglesa (ESL), visitou a Unicamp na última terça-feira (16), buscando parceria institucional com universidades renomadas do Brasil. A gestora foi recebida na sala da PRPG pela professora Laura Sterian, assessora da Vreri e coordenadora do Programa Ciência Sem Fronteiras (CSF), para discutirem aspectos comuns ao estabelecimento de cooperação, acordos bilaterais e intercâmbio, entre outras possibilidades. O Centro de Língua pertence à Universidade de Windsor, no Canadá.

As áreas de interesse são Business e Engenharias. A ESL oferece um programa de capacitação em Inglês de alta qualidade para proficiência em língua inglesa. Também oferece uma série de cursos de pós-graduação. Além do mais, visa proporcionar aos alunos opções de estágios remunerados e não remunerados. A ligação entre os cursos de graduação da Unicamp com um desses programas de pós-graduação pode interessar.

Espanha
Na quinta-feira (18), outro grupo também buscava cooperação com a Unicamp. Representantes do Instituto de Estudios Fiscales (Ministério da Fazenda e Administrações Públicas) da Espanha visitaram a Universidade com vistas a sondar a possibilidade de estabelecer um acordo de cooperação interinstitucional e estudar os detalhes das linhas de colaboração que podem surgir desse encontro.

A delegação foi recepcionada na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) pelo vice-reitor executivo de Relações Internacionais Luís Cortez e pelo diretor do Instituto de Economia (IE) Fernando Sarti. O grupo veio composto por José Antonio García López, assessor do ministro; Gonzalo Gomez de Liaño, chefe de Estudos do Instituto de Estudos Fiscais; Ana Raquel García Rubio, conselheira Econômica e Comercial e chefe da Embaixada da Espanha em São Paulo; além de Angel Funes Rivas, adido econômico e comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo.

A ideia é que a parceria envolva capacitação, estágios, publicações, intercâmbios acadêmicos, certificações conjuntas de programas de especialização, eventos e cursos, investigação e intercâmbio de informação, com a finalidade de cumprir os objetivos institucionais das partes envolvidas.