V Simtec tem presença
da atriz Regina Duarte

18/09/2014 - 17:22

Regina Duarte no Centro de Convenções da Unicamp
Depois de três dias de muita interação e troca de experiências, foi encerrado nesta quinta-feira (18) o V Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec). Entre as atividades que marcaram o último dia do evento, destaque para a palestra do cineasta e presidente do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, que abordou o tema “Os Desafios da Política Cultural na Democracia”, e para participação da atriz Regina Duarte, que falou sobre sua trajetória profissional e acerca da sua relação com Campinas, cidade onde viveu por diversos anos.

Regina Duarte foi recebida pelo reitor José Tadeu Jorge. Ela visitou o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, onde estavam expostos os trabalhos do V Simtec, bem como uma mostra sobre os seus 50 anos de carreira. Antes de seguir para o auditório do Centro de Convenções, onde falaria para uma plateia repleta de fãs, a atriz concedeu uma breve entrevista. Ela se disse muito feliz por visitar a Universidade, instituição que classificou “como um dos orgulhos do Brasil”.

Regina Duarte revelou que acompanhou o início das obras do campus de Barão Geraldo. “Eu aprendi a dirigir automóvel aqui. Naquela época, tudo era poeira ou barro. Existiam somente algumas fundações do que viria a ser a Universidade”, relembrou. A atriz fez questão de manifestar seu apoio à construção de um teatro pela Unicamp. “Fiquei sabendo que as obras foram paralisadas por algum problema, mas quero deixar meu testemunho da importância de uma instituição como a Unicamp ter um bom teatro”.

Regina Duarte visita exposição

Selfie com Regina Duarte

O reitor Tadeu Jorge disse à Regina Duarte que o convite para que ela participasse do V Simtec era principalmente um reconhecimento à sua contribuição na área das artes cênicas, mas também uma homenagem a uma destacada personalidade ligada à Campinas. Na mesma linha, o coordenador geral do evento, Edison Cardoso Lins, assinalou que o convite à triz deveu-se à sua trajetória profissional vitoriosa, que serve de inspiração aos profissionais da Unicamp.

Edison Lins também fez questão de enfatizar que os trabalhos inscritos no simpósio têm melhorado de qualidade a cada ano, e que nesta edição eles atingiram um patamar bastante elevado. “Isso nos dá ainda mais entusiasmo para a organização do VI Simtec, que correrá em 2016, ano em que a Unicamp completará 50 anos de atividades”, afirmou.

Um pouco antes de Regina Duarte falar ao público que lotou o auditório do Centro de Convenções, a Unicamp homenageou a professora Ítala Maria Loffredo D'Ottaviano, que se aposentou de forma compulsória. A docente, que respondia pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) até recentemente, recebeu uma placa das mãos do titular da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Jurandir Zullo Junior, em agradecimento aos relevantes serviços prestados ao ensino, à pesquisa e à institucionalização da Universidade.

O V Simtec contou com 1.800 inscritos, 241 pôsteres selecionados e 44 minicursos. O evento foi organizado por funcionários da Universidade, integrantes das diversas carreiras, com o intuito de expor trabalhos e ações institucionais, desenvolvidas pelos componentes do quadro funcional durante as atividades diárias na instituição. A organização coube ao Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), órgão que responde ao Gabinete do Reitor, com apoio da Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU).
Reitor Tadeu Jorge e professora Ítala: homenagem

Centro de Convenções lotado para encerramento do V Simtec