Unicamp passa a oferecer
cursos na plataforma Coursera

18/09/2014 - 16:51

José Krieger (USP), João Frederico Meyer (Unicamp), Daphne Koller (Coursera) e Denis Mizne (Lemann Fundação)
A Unicamp e a USP passaram, nesta quarta-feira (17), a compor o Coursera
 uma plataforma educacional aberta, com a proposta de oferecer os primeiros cursos em língua portuguesa. A parceria foi lançada na Casa do Saber em São Paulo, com a presença do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, João Frederico Meyer; do pró-reitor de Pesquisa da USP , José Krieger; da co-fundadora e presidente do Coursera, Daphne Koller e do presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann.

A plataforma reúne universidades e instituições de excelência de todo mundo para oferecer cursos on-line abertos e gratuitos, conhecidos como MOOCs (Massive Open Online Course), sobre uma ampla gama de disciplinas. A parceria com as duas mais importantes universidades brasileiras significou uma nova oportunidade para estudantes de língua portuguesa, que não contavam com esse idioma na plataforma até o momento. "Com esta iniciativa, damos um passo significativo para a democratização do aprendizado, ampliando as possibilidades de acesso ao volume significativo de conhecimento gerado na Unicamp," pontuou o coordenador geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, em mensagem gravada especialmente para o encontro.

Daphne Koller
Segundo a presidente do Coursera,  o número de estudantes brasileiros atraídos pela plataforma já ultrapassou a casa dos 300 mil, o que faz do Brasil o 5º pais com mais acessos à plataforma, mesmo sem cursos em português. "A participação da Unicamp e da USP significará atingir um número ainda maior de estudantes com conteúdo de alta qualidade", afirmou Koller. A plataforma permitirá às duas universidades alcançar um número maior de estudantes do que sua capacidade física suporta, além de atingir interessados de regiões que teriam dificuldade de acessar aulas presenciais.

João Frederico Meyer
Os presentes ressaltaram os cursos na plataforma como uma quebra no paradigma da educação tradicional. "Nesse novo paradigma nós podemos investir numa aprendizagem em que o aluno controla o seu tempo, ele controla quando está pronto para fazer a prova", destaca Meyer, " O aluno passa a ser sujeito do aprendizado em ambiente criado pelo professor". O Coursera combina os princípios da aprendizagem tradicional, com vídeo aulas, conteúdo interativo e a interação com uma comunidade global, oferecendo aos estudantes uma experiência de aprendizagem online completa.

Além disso, a plataforma conta com uma série de mecanismos de feedback que possibilita às instituições que oferecem os cursos ter clareza das estratégias de ensino que estão sendo efetivas para a aprendizagem. Um exemplo são as questões que devem ser respondidas após cada segmento curto dos cursos. Outra estratégia que, além de possibilitar a formulação de questões dissertativas, enriquece o aprendizado pelo intercambio direto entre os estudantes, é a avaliação pelos pares. Através dessa estratégia, os estudantes voluntariamente corrigem as respostas dissertativas uns dos outros, apontando onde é preciso desenvolver melhor o conteúdo.

Na Unicamp, os cursos serão realizados pela Rádio e TV Unicamp, com supervisão do professor Samuel Rocha de Oliveira, seu diretor. Os primeiros cursos desenvolvidos têm como foco: empreendedorismo, processamento digital de sinais e português para estrangeiros.

Além das duas universidades, o encontro selou a parceria do Coursera com a Fundação Lemann, para a ampliação do número de cursos em outros idiomas com legendas em português, e com o portal R7, para divulgação do projeto. Os professores da Unicamp que estiverem interessados em participar dessa iniciativa devem procurar Glaucia Lorenzetti, na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
Jorge Paulo Lemann