Lançamento: livro aborda
as doenças neurológicas

17/09/2014 - 15:36

A pós-doutoranda da Unicamp Cristina Iwabe-Marchese, que é fisioterapeuta e atua no Departamento de Neurologia da Unicamp, apresenta aos leitores nesta quinta-feira (18) o livro Avaliação, Diagnóstico e Tratamento Fisioterapêutico nas Doenças Neurológicas, publicado pela Editora CRV. O lançamento acontece na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas a partir das 18 horas.

Trata-se de uma literatura dedicada especialmente aos fisioterapeutas e aos profissionais da área da Saúde. O livro é baseado em pesquisas clínicas e de revisão desenvolvidas no Ambulatório de Neurologia da Unicamp por alunos do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior de Campinas, orientados por Cristina. “São estudos que podem auxiliar na otimização e direcionamento da reabilitação neurológica”, situa ela.

O objetivo na obra é oferecer referencial aos estudantes e fisioterapeutas mediante resultados de estudos científicos em reabilitação neurológica infantil e adulto. Os dados podem fornecer conhecimento aos profissionais sobre os métodos de avaliação, diagnóstico e tratamento fisioterapêutico. São 20 capítulos e 38 coautores. “O conteúdo contribui com os pacientes a partir de ferramentas auxiliares e inovadoras para a sua reabilitação”, diz.

Entre os temas discutidos, aparecem o tratamento na distrofia muscular, tumores cerebrais infantis, uso da realidade virtual, recursos alternativos na lesão medular, síndromes genéticas e obesidade infantil. Esse é o segundo livro que Cristina Iwabe organiza. O primeiro chama-se Fisioterapia Neurofuncional: Aspectos Clínicos e Práticos, e foi lançado em 2012.