Unicamp sobe nove posições no QS

16/09/2014 - 11:29

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) galgou nove posições no ranking internacional de instituições de ensino superior compilado pela consultoria QS Quacquarelli Symonds para o período 2014/2015, divulgado nesta terça-feira. A Unicamp passa da 215ª posição para a 206ª, e segue sendo a segunda universidade brasileira mais bem ranqueada, atrás apenas da USP.

"O avanço para a 206ª posição no ranking da QS deve, sem dúvida, ser motivo de grande satisfação para a Unicamp" afirma o professor Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade. "Afinal, trata-se de um dos rankings de maior prestígio no cenário mundial, que confere grande peso à forma como a comunidade internacional, tanto acadêmica como também aquela oriunda do mercado de trabalho, nos enxerga. Estamos convictos de que nossos indicadores acadêmicos vêm melhorando progressivamente e que temos potencial para progredir ainda mais nas avaliações feitas por rankings como este da QS". complementa Crosta.

O topo do ranking global da QS é dominado por instituições dos Estados Unidos e Reino Unido, com o MIT em primeiro lugar, seguido por Cambridge e pelo Imperial College London, Harvard e Oxford. A primeira instituição de fora do mundo anglo-americano a aparecer no ranking é o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, na 12ª posição.

O ranking QS leva em consideração a reputação acadêmica, a reputação no mercado de trabalho, a taxa de professores por estudante, a taxa de citações por professor, a taxa de estudantes e estrangeiros e a de professores estrangeiros. São avaliadas mais de 3 mil instituições, sendo que 800 são ranqueadas.