Unicamp lança livros com as melhores
redações dos vestibulares de 2012 e 2013

15/09/2014 - 13:53

As melhores redações dos vestibulares de 2012 e 2013 foram publicadas em livros pela Editora da Unicamp. O lançamento dos volumes ocorreu na manhã segunda-feira (15), na sala do Conselho Universitário (Consu). Durante a cerimônia, presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, os autores dos textos- vários acompanhados por familiares - foram homenageados. Eles receberam certificados e exemplares dos livros. Também participaram do evento o pró-reitor de Graduação, Luis Alberto Magna; a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore; o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), Edmundo Capelas de Oliveira; o coordenador acadêmico da Comvest, Petrilson Pinheiro; e o diretor executivo da Editora da Unicamp, Eduardo Guimarães.

Ao todo, os dois livros reúnem 50 redações (30 e 20 textos, respectivamente) que concorreram aos vestibulares de 2012 e 2013. Elas foram selecionadas por uma comissão composta por docentes da Universidade, de diferentes áreas do conhecimento. “Os livros têm o objetivo de divulgar o vestibular da Unicamp, mas não somente isso. Com eles, a Universidade pretende contribuir para que a prática da leitura nas escolas seja repensada”, afirmou o coordenador acadêmico da Comvest.

O diretor executivo da Editora da Unicamp ressaltou a importância de se estreitar a relação entre a produção do conhecimento e o que classificou de “circulação social do saber”. Segundo Eduardo Guimarães, a linguagem cumpre papel central nesse aspecto. “Não se produz conhecimento sem linguagem. E o lugar fundamental do exercício da linguagem é o texto. Por isso, entendemos ser muito importante editar os livros com as redações, pois eles servirão de referência para futuros vestibulandos”, considerou.

Luis Alberto Magna cumprimentou os autores pela qualidade das redações. “Quero parabenizá-los pela capacidade que demonstraram de transmitir com clareza, por meio da escrita, seus pensamentos. Sem dúvida, esses textos servirão como fonte aos futuros candidatos ao vestibular”. Na mesma linha, o reitor Tadeu Jorge rendeu homenagens aos estudantes, desejando que eles continuem trilhando o caminho da escrita. “Quem sabe alguém não produz um romance ambientado no próprio Vestibular?”, questionou, em tom de sugestão.

O reitor afirmou que grande parte do sucesso qualitativo da Unicamp se deve ao Vestibular, que tem selecionado ao longo dos anos os melhores estudantes para a instituição. “Os livros com as redações dos vestibulares compõem uma série que já soma 11 anos. Nossa expectativa é que, a exemplo dos outros volumes, estes dois também sirvam de referência aos estudantes do ensino médio, que em breve estarão concorrendo a uma vaga no ensino superior. Quanto a vocês, muito obrigado por terem escolhido a Unicamp para fazer sua formação”, agradeceu Tadeu Jorge.

Aluno do curso de Medicina, Luiz Fernando Monte Borella se disse feliz por ter tido sua redação do vestibular de 2012 incluída no livro. “Meu desejo é que o meu e os demais textos sirvam realmente de referência para os futuros candidatos a uma vaga na Unicamp”, disse. A mesma postura foi adotada por Bruna Costa de Paula, que foi aprovada para o curso de Ciências Biológicas na Unicamp, mas que acabou optando pelo de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “É muito bom poder contribuir e servir de referência para outros estudantes”, analisou.

Os livros com as redações dos vestibulares podem ser comprados por meio do site da Editora da Unicamp (https://www.editora.unicamp.br) por R$ 12,00 (2012) e R$ 10,00 (2013).